uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante

Vila Franca de Xira ataca lagarta do pinheiro

A Câmara Municipal de Vila Franca de Xira vai iniciar neste mês de Julho um plano preventivo em diversos espaços do município onde existam pinheiros, incluindo os recintos escolares, visando o controlo da praga da lagarta-do-pinheiro (Thaumetophoea pityocampa), também conhecida como processionária.
As medidas preventivas passam pela instalação de armadilhas durante o mês de Julho, a fim de capturar os machos (borboletas). “Seguir-se-á, em Setembro e Outubro, a pulverização química com inibidores de crescimento, actuando sobre os ovos. Por fim, entre Outubro e Dezembro, a autarquia irá proceder à identificação, remoção manual e queima de ninhos que se tenham formado, assegurando ainda a colocação de fita com cola específica em redor do tronco do pinheiro, que irá prevenir a existência de ninhos não detectados”, explica a autarquia em comunicado.
Todas estas operações serão realizadas por empresas da especialidade, “estando acauteladas todas as medidas de segurança e de protecção ambiental para pessoas, animais e para as próprias espécies arbóreas”, acrescenta a mesma nota.
Em complemento a este plano, e numa vertente mais natural e pedagógica, a câmara está também a desenvolver um projecto de instalação de casas-ninho para promover a fixação de chapins, uma pequena ave que se adapta bem ao ambiente urbano e é um dos principais predadores da lagarta-do-pinheiro. “O projecto será posto em prática em meados de Setembro, altura da nidificação das aves, numa primeira fase nas escolas do 1.º ciclo do ensino básico onde existam pinheiros”, esclarece o município.

Mais Notícias

    A carregar...

    Capas

    Assine O MIRANTE e receba o Jornal em casa
    Clique para fazer o pedido

    Destaques