uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante

Apimentado Serafim das Neves

Rejubilem os amigos dos animais! Os cães de Ferreira do Zêzere vão deixar de ser deportados para o canil de Tomar, como acontecia até agora, quando encontrados a confraternizar nas ruas do concelho. Os ventos caninos de liberdade surgem precisamente quando se esperava o aumento das deportações uma vez que acabaram este mês as obras de ampliação do centro de detenção para cães do município templário.
Como em Ferreira do Zêzere não há qualquer canil mas apenas uma plataforma de desembarque, digamos assim, para uso temporário, na zona industrial, e um hotel VIP para cães, os animais passam a poder escolher entre viver ao ar livre ou em alojamento de qualidade. A única obrigação que passam a ter é a de estudarem bem os limites do concelho, não se vá dar o caso de entrarem inadvertidamente no concelho de Tomar, correndo o risco de serem detidos.
Para os cães com doenças terminais ou que sejam alérgicos a alimentos processados como as rações e enlatados dos supermercados, já foi instituída a eutanásia há muito tempo. Basta um latido de assentimento e... pimba. Já eram!!
Mas nem tudo são rosas. Os deputados do Pessoas Animais e Natureza (PAN) e do Bloco de Esquerda (BE), não conseguiram fazer aprovar um Decreto Lei que acabaria com as touradas, de uma vez para sempre...e de repente. Pode dizer-se que, mais uma vez, aquele espectáculo escapou a uma morte súbita parlamentar.
O tema é fracturante, como sabes, devido às múltiplas fracturas que toureiros e forcados sofrem de cada vez que são atropelados por animais com mais de meia tonelada cada, mas incompreensivelmente ninguém quer saber da protecção desses mártires. E é pena que assim seja.
Eleito pelo BE no círculo de Santarém, o deputado Carlos Matias, deve estar de rastos. Como é possível que o povo escolha representantes tão broncos como os do PS, PSD e PCP, que são incapazes de perceber uma coisa tão simples como a vantagem de acabar com a tourada por decreto?!! Mas ele não desiste. É tudo uma questão de ir por etapas. Primeiro muda-se o ensino. Depois, quando o povo estiver educado como deve ser, o BE e o PAN conseguem facilmente ter maioria absoluta nas eleições e...adeus touradas!!!
Os alunos da Escola Básica e Jardim-de-infância de Vila Nova da Rainha, no concelho de Azambuja, vão ter aulas em contentores no próximo ano lectivo. Esta não é a primeira vez que estudantes têm aulas em contentores enquanto decorrem obras nas escolas e tal situação não me espanta. O que espanta e muito é perceber que, ao fim de tantos anos de aulas em contentores aqui na região, ainda não tenha sido criado um curso profissional de estivador ou de manobrador de guindastes de carga. São janelas e janelas de oportunidades perdidas.
A Câmara da Chamusca está a modernizar-se e vai ter todas as inaugurações de feiras e fontenários, registadas em vídeo, para a posteridade. Para isso já contratou um cineasta e é natural que, em breve, crie uma plataforma de cinema online para mostrar o presidente Paulo Queimado e a sua vice presidente Cláudia Moreira a contracenarem nos mais diversos palcos institucionais e populares. Não se sabe ainda se os vereadores da oposição serão contratados para figurantes mas eu acho que tudo vai depender da sua capacidade para sorrirem e baterem palmas.
Em Alpiarça as reuniões de câmara já são transmitidas online há muito tempo mas por enquanto ainda vão sendo feitas as actas das mesmas em papel. Na Chamusca, para preparar a nova era cinematográfica, as actas em papel já foram banidas em Fevereiro e eu acredito que, dentro em breve, irá ficar pronta a passadeira vermelha e o painel dos patrocinadores para o desfile dos actores antes das sessões. Talvez depois do Verão para haver mais bronze e o presidente Queimado poder aparecer de chinelinho de praia e de calções como noutras cerimónias.
Saudações estivais
Manuel Serra d’Aire

Mais Notícias

    A carregar...

    Capas

    Assine O MIRANTE e receba o Jornal em casa
    Clique para fazer o pedido