uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante

Autarcas de Benavente querem melhores condições em canil municipal

Eleitos da assembleia municipal aprovaram recomendação ao executivo por unanimidade

Os eleitos da Assembleia Municipal de Benavente aprovaram por unanimidade, na noite de 27 de Junho, uma recomendação ao executivo CDU que gere o município no sentido de serem desenvolvidas acções que permitam melhorar o espaço do canil municipal, prestação de melhores cuidados de saúde aos animais e serviços à comunidade.
O canil municipal alberga actualmente 50 animais retirados das ruas, está lotado e sem capacidade de resposta. O documento agora aprovado, apresentado pela bancada do PSD, recomenda que a câmara se candidate à campanha de apoio à esterilização de cães e gatos, que requalifique o espaço para o dotar de melhores condições e que “tome medidas no sentido de assegurar todos os cuidados de saúde” aos residentes do canil.
Os eleitos recomendam também que a câmara “desenvolva um programa de captura, esterilização e devolução de gatas errantes e que pondere a atribuição de cheques veterinários” em parceria com clínicas do concelho.
Carlos Pauleta, da CDU, admite que as questões do canil preocupam os comunistas mas considera que “a criação de um canil intermunicipal não garante a resolução do problema” e que “a câmara deve dar mais atenção a isto”, até por causa de animais errantes que podem causar “situações perigosas”.
O presidente da câmara, Carlos Coutinho (CDU), já havia admitido que o canil municipal está cheio mas descarta a sua ampliação, porque acredita que a solução passa pela construção do futuro canil intermunicipal da Lezíria do Tejo, a construir na Chamusca, que vai servir vários concelhos da região e que anda a ser falado entre os diferentes autarcas há mais de três anos.
“Neste momento temos um protocolo com a associação Refúgio Vital, que vai prestando apoio ao nosso canil e o objectivo é quando o canil intermunicipal entrar em funcionamento nós passarmos o nosso canil para a gestão da associação”, explicou o autarca.

Mais Notícias

    A carregar...

    Capas

    Assine O MIRANTE e receba o Jornal em casa
    Clique para fazer o pedido