uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante

PSD critica contratação de enfermeiros “em cima da hora”

Os deputados do PSD eleitos por Santarém consideram “surreal” a contratação “em cima da hora” de enfermeiros para responder à passagem às 35 horas semanais de trabalho, acusando o Governo de “irresponsabilidade” por falta de resposta atempada.
No final de uma reunião com o conselho de administração do Centro Hospitalar do Médio Tejo (CHMT, que reúne os hospitais de Torres Novas, Tomar e Abrantes), o deputado Duarte Marques afirmou que, por causa das 35 horas, foram pedidos para estas unidades mais 50 enfermeiros, tendo sido autorizados apenas 19, mas nem estes estão a ser conseguidos, “porque estão todos os hospitais a tentar recrutar”.
“É surreal que só no dia em que a medida entrou em vigor é que sejam dadas as autorizações”, disse Duarte Marques, salientando que as dificuldades de contratação teriam sido evitadas se isso tivesse acontecido “há seis meses”. O Ministério da Saúde “sabia de antemão que teria que reforçar os quadros e só o fez sob a pressão de enfermarias fechadas e serviços a colapsarem”, afirmou.
No caso do CHMT, o deputado social-democrata afirmou que no Hospital de Abrantes várias enfermarias passaram das 30 para as 26 camas para suprir a falta de enfermeiros. Duarte Marques disse que aos 50 profissionais pedidos pela administração do CHMT para colmatar a redução do horário de trabalho se juntam mais 70 autorizações de substituições por baixas médicas e licenças de maternidade pedidas anteriormente e até ao momento sem resposta. “São 120 em falta e só estão autorizados 19 e mesmo esses com grandes dificuldades em conseguir recrutar”, declarou.
O ministro da Saúde, Adalberto Campos Fernandes, disse na passada semana que até Maio foram contratados cerca de 1.600 profissionais de saúde para responder à passagem às 35 horas semanais de trabalho e que a maioria das 2.000 contratações adicionais já foi autorizada.

Mais Notícias

    A carregar...

    Capas

    Assine O MIRANTE e receba o Jornal em casa
    Clique para fazer o pedido