uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
Almeirim é pioneiro na iluminação LED na Lezíria do Tejo

Almeirim é pioneiro na iluminação LED na Lezíria do Tejo

Comunidade intermunicipal tem processo em curso para substituição de luminárias nos 11 concelhos que a integram, proporcionando uma poupança siginificativa na factura energética.

O concelho de Almeirim foi o primeiro município da Lezíria do Tejo a iniciar a substituição de iluminação pouco eficiente por 6000 luminárias com tecnologia LED. O presidente da Câmara de Almeirim, Pedro Ribeiro (PS), fala numa “verdadeira revolução ambiental e económica na iluminação pública no concelho”.
O autarca refere que o concelho de Almeirim será “provavelmente um dos primeiros em Portugal a ter toda a sua iluminação com tecnologia LED”. Pedro Ribeiro fala ainda numa poupança de 57% do consumo de energia, 383 toneladas de CO2 que representa cerca de 250 mil euros a menos na factura energética anual.
Também o concelho do Cartaxo já iniciou o processo e em breve começará a substituição das luminárias. “Os nossos serviços, em especial da Divisão de Ambiente, Obras e Equipamentos Municipais, têm feito um esforço na identificação dos pontos de iluminação e na contratação necessária, para que os trabalhos se iniciassem o quanto antes”, explicou o presidente da Câmara do Cartaxo, Pedro Magalhães Ribeiro.
O presidente do Cartaxo explicou que a primeira fase de implementação deste projecto vai incidir nas freguesias de Valada e a União de Freguesias do Cartaxo e Vale da Pinta. As 675 luminárias incluídas nesta fase fazem parte do objectivo mais alargado de substituir 3.468 luminárias, que representam cerca de metade do número total de pontos de iluminação pública do concelho.
Este foi um projecto que se iniciou em 2014 e que envolve os 11 municípios da Comunidade Intermunicipal da Lezíria do Tejo (CIMLT), num total de 42 mil luminárias substituídas nestes concelhos que representará uma poupança global de cerca de 1.2 milhões de euros por ano, num investimento total de cerca de 7 milhões de euros comparticipados a 95 por cento.
A CIMLT agrega os municípios de Almeirim, Alpiarça, Azambuja, Benavente, Cartaxo, Chamusca, Coruche, Golegã, Rio Maior, Salvaterra de Magos e Santarém.

Almeirim é pioneiro na iluminação LED na Lezíria do Tejo

Mais Notícias

    A carregar...