uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
Assessor da “Águas do Ribatejo” causa alvoroço na reunião de Câmara de Benavente

Assessor da “Águas do Ribatejo” causa alvoroço na reunião de Câmara de Benavente

GNR teve de ser chamada ao local para repor a normalidade. Presidente Carlos Coutinho viu-se obrigado a interromper os trabalhos depois de Nelson Lopes se ter aproximado do autarca pedindo que abandonasse o cargo de presidente, que fosse gozar a reforma, e que não tinha medo de o olhar olhos nos olhos, tudo isto de telemóvel na mão a filmar as suas próprias cenas.

A reunião pública da Câmara de Benavente de segunda-feira, 16 de Julho, ficou marcada pela agitação causada pelo assessor da empresa pública Águas do Ribatejo e eleito da Assembleia de Freguesia de Samora Correia, Nelson Lopes, tendo a Guarda Nacional Republicana (GNR) sido chamada aos Paços do Concelho para repor a ordem.
Nelson Lopes, que foi candidato a presidente da Junta de Samora nas últimas eleições, como independente nas listas do PSD, foi à reunião usar da palavra no período de antes da ordem do dia para colocar duas questões ao executivo liderado por Carlos Coutinho (CDU) - uma relativa ao uso de produtos herbicidas contendo glifosato e outra, a principal, relativa ao caso que envolve a sua mãe, Patornila Lopes, cuja quantidade de gatos no quintal da habitação tem causado incómodos à vizinhança, como
O MIRANTE tem noticiado.
Nelson Lopes acusou Carlos Coutinho de ter ultrapassado “todos os limites do que é aceitável” e de não respeitar o estado de saúde “frágil e debilitado” da idosa para se aproveitar e passar a informação do assunto a O MIRANTE, antes sequer da mãe ter sido notificada pelos serviços da câmara. “A minha mãe até em si votou e teria todo o gosto de o receber lá em casa. O que o senhor tentou foi provocar o vexame e humilhação pública”, acusou.
Nelson Lopes prometeu, caso a mãe morra entretanto, responsabilizar Carlos Coutinho pela situação, culpando também os jornais e acusando Coutinho de ter uma posição privilegiada com a imprensa. Recomendou que fosse “gozar a reforma” e que abandonasse o cargo de presidente porque “ninguém irá sentir a sua falta”. Apesar dos ataques, Carlos Coutinho manteve-se calmo e respondeu ao munícipe (ver caixa).
O caldo entornou-se de vez quando Nelson Lopes se levantou da cadeira e se aproximou rapidamente do líder do município, dizendo não ter medo de o enfrentar olhos nos olhos. Coutinho, que conduzia os trabalhos, pediu contenção e para que Nelson Lopes se sentasse, sob pena de ter de chamar a GNR por estar a perturbar os trabalhos. Nelson Lopes recusou e a reunião acabou interrompida até à chegada das autoridades.
O assessor de comunicação da Águas do Ribatejo acabaria por se sentar pouco antes da chegada da GNR e chegou mesmo a perguntar, em tom trocista, se não o iriam algemar. Durante boa parte da cena Nelson Lopes, de forma provocatória, manteve-se sempre de telemóvel na mão a filmar as suas próprias cenas.

Animais subnutridos e insalubridade

O caso dos gatos da casa de Patornila Lopes foi espoletado por uma vizinha que fez queixa do assunto à delegada de saúde, segundo refere Carlos Coutinho. “Foi depois a delegada de saúde que contactou a câmara para que se pudesse fazer uma vistoria conjunta ao local, que foi feita, com a delegada de saúde, o médico veterinário municipal e um fiscal municipal. O relatório é claro quando diz que havia muitos gatos, alguns dos quais subnutridos e que o espaço se encontrava sujo, com dejectos e insalubridade”, explica.
Carlos Coutinho diz que todo o processo foi claro e, negando as acusações de Nelson Lopes, garante que não tem nada de persecutório ou pessoal. “Não corresponde à verdade que esta seja uma perseguição que lhes estamos a mover por parte daquilo a que chamou seita da CDU. É no mínimo indecente a forma como as coisas se colocam”, rematou.

Assessor da “Águas do Ribatejo” causa alvoroço na reunião de Câmara de Benavente

Mais Notícias

    A carregar...