uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
NERSANT quer reforçar apoio a empresas de Rio Maior
Lançamento da parceria decorreu no dia 16 de Julho foto NERSANT

NERSANT quer reforçar apoio a empresas de Rio Maior

Associação Empresarial da Região de Santarém estabeleceu parceria com entidades do concelho para dinamizar actividades e promover o empreendedorismo.

NERSANT - Associação Empresarial da Região de Santarém, CNIRM - Centro de Negócios e Inovação de Rio Maior e AECRM - Associação Empresarial do Concelho de Rio Maior firmaram uma parceria em prol do desenvolvimento empresarial de Rio Maior. O lançamento desta união aconteceu no dia 16 de Julho, com a organização de um seminário conjunto onde foram apresentados diversos projectos de apoio às empresas.
A sessão aconteceu nas instalações do CNIRM, com a presença de cerca de 70 empresas do concelho de Rio Maior. Na reunião, onde marcaram presença António Campos, presidente da Comissão Executiva da NERSANT, Lopes Candoso, vereador das actividades económicas e apoio às empresas e empreendedorismo, e Sérgio Ferreira, presidente da direcção da AECRM.
Os representantes das três entidades referiram a importância dessa parceria, que tem como objectivo acelerar dinâmicas de inovação, criação de empresas e geração de emprego qualificado ligado às actividades de conhecimento intensivo, numa lógica de dinamização de espaços de promoção do empreendedorismo e acolhimento empresarial como ferramentas importantes para o desenvolvimento e reforço da economia e criação de riqueza nesta região.
António Campos, presidente da Comissão Executiva da NERSANT, disse mesmo no seminário que “este é o ponto de partida para esta associação reforçar o apoio às empresas deste concelho”, prosseguindo com a apresentação de algumas iniciativas e projectos de apoio ao tecido empresarial. Começou por ser analisado um dos maiores desafios das empresas actualmente - o RGPD - tendo a associação mostrado, a título de exemplo, o trabalho que desenvolveu neste domínio.
De seguida, a NERSANT apresentou os sistemas de incentivos e apoios disponíveis para as empresas, como o SI2E, que permite a obtenção de financiamento para obras e equipamentos, a Linha de Crédito Capitalizar Mais, Mecanismo de Apoio ao Investimento e Fundo de Maneio, a ADN Startup, Linha de Apoio ao Desenvolvimento de Negócio que disponibiliza um montante global de até 10 milhões de euros para apoiar o acesso ao financiamento bancário de novas microempresas e os Vales (Inovação, Empreendedorismo, Internacionalização, I&D e Indústria 4.0).
Foram ainda apresentados alguns dos projectos da NERSANT que têm impacto positivo junto das empresas, tais como o NERSANT Business 2018 - Encontro Internacional de Negócios do Ribatejo, que se realiza de 15 a 17 de Outubro em Tomar e que pretende alavancar as exportações regionais, e ainda dois projetos de formação-ação financiados a 90%: o Move PME, direccionado para qualquer sector de actividade e o Melhor Turismo 2020, direccionado para o sector da hotelaria e turismo. Em ambos, a associação empresarial coloca um consultor especializado a analisar a empresa e a implementar um plano de acção com vista ao incremento da sua competitividade.
No final da sessão, foram muitas as questões colocadas pelas cerca de 70 empresas presentes, auspiciando-se um reforço do relacionamento e apoio da NERSANT neste território, em parceria com o CNIRM e a AECRM.

NERSANT quer reforçar apoio a empresas de Rio Maior

Mais Notícias

    A carregar...