uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante

Mata Nacional do Escaroupim vai ter percurso pedestre 

A Mata Nacional do Escaroupim, no concelho de Salvaterra de Magos, vai passar a ter um percurso pedestre de natureza, com partida e chegada ao Largo dos Avieiros (aldeia do Escaroupim). O percurso, de tipologia circular e com 8,5 quilómetros de extensão, está pensado para poder ser feito por todos durante todo o ano.
“O projecto já foi aprovado, pelo que terão início, muito em breve, os trabalhos de implementação no terreno deste traçado meticulosamente definido no interior da mata nacional pelos técnicos do Instituto de Conservação da Natureza e Florestas (ICNF)”, adiantou o presidente do município, Hélder Esménio (PS). O autarca acrescentou que este será o primeiro de vários percursos e rotas pedestres a implementar no concelho.
Este é um projecto lançado pela autarquia, Entidade de Turismo do Alentejo e Ribatejo (ERTAR) e ICNF e cumpre os requisitos do programa “Walking Ribatejo”, lançado pela ERTAR. O objectivo é incentivar a prática desportiva e a descoberta deste recurso natural público do concelho.
Inicialmente denominado de Pinhal do Escaroupim, foi até 7 de Abril de 1836 administrado pela Montaria-Mor do Reino. Desde então, e até ao presente, é propriedade do Estado português. Embora originalmente constituída por pinheiros-bravos e pinheiros-mansos, a partir de 1907 a mata passou a ser povoada por eucaliptos. Actualmente, a folhagem das suas árvores alimenta diariamente os coalas do Zoo de Lisboa.

Mais Notícias

    A carregar...