uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante

Castelo de Ourém é palco de espectáculo de dança

O Castelo de Ourém recebe em Agosto o espectáculo de dança “Vagar”, um projecto da coreógrafa Marina Nabais que, durante uma hora, espera que o público sinta “o coração a abrandar”. O espectáculo, integrado na Rede Artéria - projecto que cria e faz circular espectáculos em oito concelhos da região Centro -, vai decorrer nesse monumento de 3 a 5 de Agosto, às 21h30, numa iniciativa que junta artistas profissionais e locais.
“Vagar” teve como desafio habitar o castelo, que dista dois quilómetros do centro da cidade e criar um espectáculo a partir do tema “Novos tempos”, disse a coreógrafa. Entre três paredes do castelo, “três meninas, um senhor que é filósofo, uma contabilista e uma pessoa que trabalha na Universidade Sénior” de Ourém juntam-se a dois intérpretes profissionais para montar “Vagar”, um espectáculo que procura trabalhar sobre a velocidade e o tempo na sociedade contemporânea, tendo como base bibliográfica o livro “Sociedade do Cansaço”, do filósofo Byung-Chul Han.
No processo criativo, os habitantes de Ourém que participam no espectáculo trabalharam “de forma activa” o movimento e a temática apresentada. “Começaram por ser quase aulas de dança e depois foram transformando-se, a pouco e pouco, em coisas mais plásticas”, explanou Marina Nabais.
Sem palco, o espetáculo conta com desenho de luz e um trabalho de sonoplastia que “vai sugerir “Vagar” conta com música original de Gonçalo Alegria, figurinos de Nuno Nogueira, desenho de luz de Manuel Abrantes e interpretação de Carla Ribeiro e Yonel Castilla Serrano, e dos habitantes Ana Mafalda Faria, Ângela Gonçalves, Custódio David, Dulce Maurício, Matilde Gonçalves e Soraia Lopes.
O espectáculo é de entrada livre, sendo necessária reserva de lugar através do “email” museu@mail.cm-ourem.pt, ou dos números 249 540 900 (6831) ou 919 585 003.

Mais Notícias

    A carregar...