uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
Festas da Senhora do Castelo são o orgulho das gentes de Coruche

Festas da Senhora do Castelo são o orgulho das gentes de Coruche

Ana Malhoa, D.A.M.A. e Quinta do Bill são os cabeças de cartaz da edição deste ano. As Festas em Honra de Nossa Senhora do Castelo são das mais reconhecidas festividades religiosas e populares do país, contando sempre com milhares de visitantes.

As Festas em Honra de Nossa Senhora do Castelo que arrancaram em Coruche já esta segunda-feira, 6 de Agosto e que decorrem até ao dia 18 de Agosto, são um “motivo de orgulho das gentes de Coruche”, disse o presidente da câmara municipal, Francisco Oliveira (PS), durante a apresentação do programa, na tarde de sábado, 4 de Agosto, no auditório municipal.
Ana Malhoa, D.A.M.A. e Quinta do Bill são os cabeças de cartaz da edição deste ano das festas, no que diz repeito à programação musical. “Não é possível agradar a todos e há sempre criticas quanto aos artistas escolhidos, mas o que queremos é que se divirtam e que as festas sejam sustentáveis, porque o dinheiro não estica”, disse o presidente da comissão de festas, Filipe Justino.
Ana Malhoa sobe ao palco no dia 16 de Agosto os D.A.M.A. abrilhantam a noite de dia 17 e os Quinta do Bill encerram os festejos no dia 18 de Agosto. Touradas à corda, largadas, corrida de toiros, desfile de tertúlias, festival de folclore ou o cortejo etnográfico são outras atracções de uma das mais tradicionais festas da região.
A parte religiosa da festa teve início a 6 de Agosto, com as novenas. A parte de animação popular começa a 14 de Agosto, com destaque para o tradicional fogo-de-artifício marcado para as 00h00 e, a partir das 00h30, a Sociedade de Instrução Coruchense dá um concerto.
Para o dia 15, dia da Padroeira, esperam-se este ano milhares de fiéis para a celebração desta data histórica da procissão, pelas 18h00. Este é também o dia do Festival de Folclore “António Neves”, com a participação de grupos portugueses e estrangeiros.

Touradas à corda voltam a ser atracção
O dia 16 é também o Dia do Aficionado e conta com um grande desfile de tertúlias, ao final da tarde, que a exemplo do ano anterior será certamente recheado de muita música e animação. Haverá ainda tourada à corda depois das 18h00 junto ao posto da GNR, momento alto de todos os que apreciam este tipo de animação, que se repete também no dia 19 de Agosto. O destaque desta noite é a cantora Ana Malhoa que actua pelas 23h00.
O dia 17 de Agosto, Dia do Campino e feriado municipal, oferece a recriação cultural de memórias e identidades das gentes de Coruche, através do cortejo histórico e etnográfico, a partir das 11h00. Há ainda, pelas 18h00, uma corrida de toiros pelo 50.º aniversário da praça de toiros de Coruche. Os D.A.M.A. encerram, pelas 23h00, este dia com um espectáculo no Palco Sorraia.
No último e sexto dia sobem ao palco os ribatejanos Quinta do Bill, pelas 23h00, seguindo-se um espectáculo pirotécnico, pelas 00h00.

Festas da Senhora do Castelo são o orgulho das gentes de Coruche

Mais Notícias

    A carregar...

    Capas

    Assine O MIRANTE e receba o Jornal em casa
    Clique para fazer o pedido