uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
As tácticas para combater o calor extremo em Coruche

As tácticas para combater o calor extremo em Coruche

Vila registou temperaturas recordes na última semana. Rega de ruas para criar ambiente mais refrescado e reorganização dos horários de trabalho foram algumas das medidas implementadas pelo município.

Os termómetros no concelho de Coruche atingiram na quinta-feira, 2 de Agosto, o valor recorde de 48 graus Celsius, um calor extremo que fez com que o município decidisse regar as ruas para criar um ambiente mais refrescado, aconselhando a autoproteção da população.
Habituados a temperaturas elevadas durante a época de Verão, os habitantes de Coruche já sabem como “suportar” os 48 graus Celsius registados nesse dia, pelas 15h00 (a medição registada pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera registou uma máxima de 44,9º nesse dia em Coruche), optando a maioria por se resguardar em casa, alguns nas piscinas municipais e outros em esplanadas. “São temperaturas recorde nesta área geográfica do território”, afirmou à Lusa o comandante dos Bombeiros Municionais de Coruche, Luís Fonseca, aconselhando a população a “que se abrigue na hora de calor, que não saia de casa, que procure locais efectivamente climatizados e que se hidrate”.
Para fazer face ao calor extremo dos últimos dias, a autarquia decidiu adoptar uma medida de “arrefecimento da rede viária, da zona urbana da vila, que passa pela dispersão de água”, avançou o comandante dos bombeiros municipais, explicando que o objectivo é “criar um ambiente mais refrescado”.
Outra das medidas implementadas foi a reorganização dos horários dos trabalhos do município, passando “todos os horários de trabalho operacionais para a parte da manhã”.

Calor não é novidade
No centro da vila de Coruche, Daniel Coutinho, que vive há décadas no concelho, disse à Lusa que “não é novidade nenhuma” os 48 graus Celsius hoje registados, considerando que são temperaturas de Verão, pelo que “a novidade é realmente os valores que têm estado abaixo destes valores”.
“Há quem não goste do sol, há quem não goste da chuva, há quem não goste do vento, há quem não goste do frio, é difícil contentar toda a gente, temos que aceitar o que nos aparece, de maneira que há que viver com o calor e saber conviver com ele”, sustentou Daniel Coutinho, assegurando que já está preparado para fazer face às elevadas temperaturas.
A saborear uma cerveja fresca na esplanada, Jorge Florindo admite que o Verão em Coruche é, “por norma, bastante quente”, mas não tem memória de temperaturas a atingirem os 48 graus Celsius. “Não é um calor que seja difícil de suportar, torna-se um pouco abafado, mas estamos habituados a esta temperatura”, referiu Jorge Florindo, considerando que o ideal é hidratar e ficar em casa no auge do calor.

Piscinas servem de refúgio
Ao contrário das ruas quase desertas, as piscinas municipais de Coruche estão completamente lotadas, acabando por ser um espaço de refúgio ao calor extremo. De férias em Coruche com a família, com duas crianças, Bruna Mendes aproveitou as piscinas “para refrescar”. Entre os cuidados que têm devido ao calor, a turista apontou: evitar a exposição direta ao sol nas horas de maior calor e beber “bastante água”.
De Massamá (Sintra), Mária Amália, que tem casa numa aldeia perto de Coruche, onde costuma ir passar férias no verão com os quatro netos, recordou que já esteve nessa vila com temperaturas de 47 graus Celsius.
Nas piscinas, a avó Maria Amália é “muito rígida” com os netos para que estejam à sombra, bebam água e coloquem protetor solar. Em casa, a família usa uma ventoinha para conseguirem suportar o calor extremo registado no concelho de Coruche.

Ribatejo com temperaturas recorde

Sábado, 4 de Agosto, foi o dia mais quente dos últimos 18 anos em Portugal continental, tendo registado um valor médio da temperatura média de 32,4 graus, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA). A temperatura mais elevada registada até às 17h00 de sábado foi 46,8 graus em Alvega, Abrantes, a que se seguiram Santarém/Fonte Boa (46,3°), Alcácer do Sal (46,2°), Coruche e Alvalade do Sado (46,1°), Pegões (46,0º), Neves Corvo (45,8°), Setúbal (45,5°), Évora e Tomar (45,4°), Reguengos e Amareleja (45,3°), Avis, Viana do Alentejo e Portel (45,2°) e Mora (45,1°).

As tácticas para combater o calor extremo em Coruche

Mais Notícias

    A carregar...

    Capas

    Assine O MIRANTE e receba o Jornal em casa
    Clique para fazer o pedido