uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
Chamusca perde investimento de 400 mil euros por má avaliação

Chamusca perde investimento de 400 mil euros por má avaliação

Canil intermunicipal vai agora ser construído em Santarém

A Chamusca perdeu a instalação do canil intermunicipal da Lezíria do Tejo porque o presidente da câmara ofereceu um terreno que não tinha condições. Depois de disponibilizar o espaço numa reunião de autarcas da Comunidade Intermunicipal da Lezíria do Tejo (CIMLT), os técnicos visitaram o local e concluíram que para meter o terreno em condições era necessário fazer um investimento avultado que encarecia bastante o equipamento, que agora vai ficar em Santarém.
O espaço oferecido por Paulo Queimado necessitava de uma intervenção na estabilização de um talude e carecia de infraestruturas para abastecimento de água e tratamento de esgotos. Era previsível a necessidade de se construir uma estação elevatória para bombear os esgotos para a estação de tratamento, o que, refere o presidente da CIMLT e da Câmara de Almeirim, Pedro Ribeiro.
Há vários anos que vem sendo discutida entre os autarcas a necessidade de se construir um canil para essa sub-região, atendendo à falta e capacidade de acolhimento de animais abandonados por parte dos municípios, alguns dos quais nem sequer canil municipal possuem.
O canil intermunicipal na Chamusca representava um investimento de cerca de 400 mil euros e teria uma capacidade para cerca de 400 animais. Entretanto Santarém, para onde já estava inicialmente prevista a localização do equipamento, conseguiu desbloquear a situação que impedia a utilização de um terreno ao lado do actual canil da cidade, situado na zona industrial. O espaço tinha sido objecto de uma operação de destaque e só era possível fazer nova operação de destaque, desta vez para o canil, ao fim de dez anos, o que se cumpriu recentemente.
Para a vice-presidente da Câmara de Santarém, Inês Barroso, esta é a melhor solução, atendendo a que no local já há um canil com as infraestruturas necessárias e porque a localização é central. O investimento do canil, que será assumido inicialmente pela CIMLT, como dona da obra, vai ser depois repercutido nas câmaras, que vão ressarcir a comunidade intermunicipal na proporção relativa à dimensão de cada município, sendo que a parte de Santarém é satisfeita com a cedência do terreno.

Chamusca perde investimento de 400 mil euros por má avaliação

Mais Notícias

    A carregar...

    Capas

    Assine O MIRANTE e receba o Jornal em casa
    Clique para fazer o pedido