uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
Funcionária foi de férias e delegação da junta em São João dos Montes fechou

Funcionária foi de férias e delegação da junta em São João dos Montes fechou

Moradores não compreendem a medida e pedem solução rápida ao presidente da freguesia. Serviço encerrou temporariamente. A Junta de Freguesia de Alhandra, São João dos Montes e Calhandriz diz estar a preparar um concurso para colocar mais uma pessoa e assim evitar esta situação no futuro.

As férias da única funcionária que está de serviço na delegação de São João dos Montes da Junta de Freguesia da União de Alhandra, São João dos Montes e Calhandriz obrigou a fechar temporariamente aquele serviço e alguns moradores estão descontentes com a situação.
Vários residentes dizem não compreender como é que a união de freguesias não acautelou um mapa de pessoal capaz de responder às férias da funcionária e lamentam que agora, durante quase um mês, sejam obrigados a deslocarem-se à sede da junta, em Alhandra, que fica a três quilómetros e meio de distância, para tratar de qualquer documentação ou problema. “Numa população sobretudo rural e com falta de transportes públicos isto faz toda a diferença e há pessoas que têm de pedir aos filhos ou amigos para resolver as questões porque há muitos velhotes que nem carro têm”, critica Emanuel Dias, residente, a O MIRANTE.
O encerramento temporário da delegação da junta tem gerado controvérsia e foi também alvo de discussão na última sessão da Assembleia de Freguesia de Alhandra. O presidente da junta, Mário Cantiga (CDU), admite que a situação pode causar transtornos à população durante esta fase mas assegura que o encerramento é temporário e abrirá logo que a funcionária regresse de férias, o que deverá acontecer perto do final de Agosto.
O autarca, que já por diversas vezes se manifestou publicamente contra a união das freguesias, defende a manutenção em funcionamento das antigas juntas de freguesia, adaptadas a delegações onde os moradores podem continuar a tratar de todas as questões que já resolviam nas juntas antes da concretização da união de freguesias. Mas isso, lamenta, tem um preço.
“Estamos a aguardar pelo momento legal para podermos abrir concurso para ocupação de uma vaga que ali está deixada em aberto para termos mais do que um funcionário”, explicou o autarca.

Cotovios quer multibanco
Um dos moradores presente na sessão, José Alves, lamentou também o facto de outra delegação da junta, em Cotovios, não ter disponível um terminal para pagamento multibanco, apesar de existir nas proximidades caixas multibanco. Mário Cantiga explicou que o valor pedido à junta para instalar um terminal multibanco ronda os 90 euros e que devido ao baixo volume de transacções “não se justifica” o investimento, explicou.

Funcionária foi de férias e delegação da junta em São João dos Montes fechou

Mais Notícias

    A carregar...

    Capas

    Assine O MIRANTE e receba o Jornal em casa
    Clique para fazer o pedido