uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
Movimento quer saber causas da mortandade de peixes no Tejo

Movimento quer saber causas da mortandade de peixes no Tejo

ProTejo questionou ainda o Governo sobre as medidas que foram ou vão ser tomadas para evitar novas ocorrências, como as que sucederam na zona de Abrantes em Janeiro deste ano.

O movimento ProTejo questionou os ministros da Saúde e do Ambiente sobre episódios de mortandade de peixes no Tejo e os efeitos na saúde pública, rejeitando o pedido de alargamento do licenciamento de efluentes da fábrica da Celtejo.
Numa carta aberta dirigida aos dois governantes, a que a agência Lusa teve acesso, o movimento ambientalista, com sede em Vila Nova da Barquinha, lembra que “desde 2015 têm vindo a ocorrer de forma contínua uma sequência de gravosos incidentes de poluição no rio Tejo, alguns dos quais provocando mortandades de peixes”. Por isso, questiona “que análises foram realizadas à água e aos peixes mortos pelo Ministério do Ambiente e/ou pelo Ministério da Saúde” e “quais os seus resultados”.
O ProTejo - Movimento pelo Tejo refere que os incidentes dos últimos anos “culminaram num incidente de poluição do rio Tejo em 24 de Janeiro de 2018”, com especial evidência junto ao açude de Abrantes, onde se formaram grandes blocos de espuma, com “indícios de ter origem nas descargas de empresas da indústria da celulose”.
Nesse sentido, os ambientalistas querem saber as causas da mortandade de peixes e as medidas que foram ou vão ser tomadas para evitar novas ocorrências. Questionam se “existem riscos na cadeia alimentar com origem na poluição referida, nomeadamente sobre as espécies piscícolas e os produtos hortícolas regados com a água do rio Tejo e seus afluentes” e, “em caso afirmativo, quais os riscos existentes”.
Na ‘carta aberta’ dirigida aos governantes, partilhada com outras entidades públicas, o movimento dá ainda conta de ter solicitado em Abril ao Ministério do Ambiente e, em Junho, à Agência Portuguesa do Ambiente (APA) a disponibilização das 10 novas licenças definitivas das ETAR (estações de tratamento de águas residuais) para emissão de efluentes rejeitados no rio Tejo.
O prazo de pronúncia dos interessados nas licenças terminou no dia 24 de abril deste ano, mas o movimento não recebeu “qualquer resposta” sobre este pedido, nem sobre os eventuais riscos na cadeia alimentar. Os ambientalistas dizem que, em caso de omissão no fornecimento das novas licenças, irão “comunicar esse facto às autoridades competentes”.
O movimento ProTejo afirma ter “reservas” sobre o processo de Licenciamento Único de Ambiente em nome de Celtejo - Empresa de Celulose do Tejo, S. A., instalada em Vila Velha de Ródão, Castelo Branco, e “pede o chumbo ao pedido de licenciamento ambiental” em curso. No seu entender, “a capacidade instalada da Celtejo deveria ser reduzida e não mantida como contraproposta da APA ao pedido de aumento da empresa”.

Movimento quer saber causas da mortandade de peixes no Tejo

Mais Notícias

    A carregar...

    Capas

    Assine O MIRANTE e receba o Jornal em casa
    Clique para fazer o pedido