uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
Boa prestação de João Lopes no Campeonato do Mundo Jovem de Skyrunning
João Lopes é atleta do G. D. da Parreira foto DR

Boa prestação de João Lopes no Campeonato do Mundo Jovem de Skyrunning

Atleta da Parreira integrou a selecção nacional da modalidade e também pratica Trail

O atleta João Lopes, do Grupo Desportivo da Parreira, integrou a selecção nacional que disputou em Itália (Fonte Cerreto, L’Aquila), entre 3 e 5 de Agosto, o Campeonato do Mundo Jovem de Skyrunning, tendo obtido bons resultados na sua categoria (Sub-23), sendo inclusivamente o 2º português na prova de 22 Km, (28ª lugar entre 110 atletas). A prova realizou-se a 5 de Agosto.
No dia 3 Agosto realizou-se a prova do km vertical onde João Lopes ficou em 51º lugar geral entre 183 atletas, tendo sido o 21º no seu escalão (40 atletas), com o tempo 45m18s.
O atleta tem vindo a melhorar as suas prestações, tanto no Skyrunnig como no Trail, sendo um dos seus próximos objectivos chegar à selecção nacional desta última modalidade.
Com origem em Itália na década de 90, o Skyrunning nasceu enquanto circuito de provas em alta montanha, acima dos 2000 metros. Mais tarde, a Federação Internacional de Skyrunning (ISF) decidiu integrar no seu âmbito todas as provas realizadas em montanha, mesmo naquelas que não atingem tais altitudes.
O espírito Skyrunning distingue-se pela dificuldade técnica do percurso, pelo desnível acentuado – muitas vezes acima de 30% e que tem como objectivo o cume das montanhas onde as provas se realizam. Os locais de especial beleza nas montanhas onde se realizam estas provas fazem parte do percurso, podendo constar dos acessórios de prova as cordas ou haver, inclusive, troços de escalada.
Segundo a Federação Internacional da modalidade, “(...) as competições de Skyrunning representam o desafio supremo, onde as corridas não são apenas medidas pela distância, mas também pela verticalidade e pela dificuldade técnica, num ambiente natural de montanha, onde a terra encontra o céu”.

Boa prestação de João Lopes no Campeonato do Mundo Jovem de Skyrunning

Mais Notícias

    A carregar...