uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante

NERSANT já viu aprovadas candidaturas de mais de 30 empresas ao SI2E

Sistema de Incentivos ao Empreendedorismo e ao Emprego pretende estimular o surgimento de iniciativas empresariais e a criação de emprego.

A NERSANT - Associação Empresarial da Região de Santarém tem vindo a apoiar a candidatura das empresas da região do Ribatejo ao SI2E - Sistema de Incentivos ao Empreendedorismo e ao Emprego, que visa apoiar pequenos investimentos empresariais de base local e complementar os actuais incentivos às empresas. Neste momento, já foram aprovados 32 projectos de investimento, apoiados pela NERSANT na elaboração da sua candidatura, que representam cerca de 3 milhões e 100 mil euros de investimento por parte das empresas e mais de 1 milhão de euros de apoio por parte deste sistema de incentivos e 71 novos postos de trabalho criados..
O SI2E pretende estimular o surgimento de iniciativas empresariais e a criação de emprego (apoia a criação de micro e PME ou a expansão destas mesmas tipologias de empresas) em territórios de baixa densidade e por essa via promover o desenvolvimento e a coesão económica e social do país. Não se aplica exclusivamente aos territórios de baixa densidade, o SI2E favorece através de majorações específicas os investimentos nelas realizados e sobretudo cria condições para uma maior dinâmica empresarial ao ajustar tipologias de projectos às condições reais das micro e pequenas empresas.
São elegíveis ao projecto, por exemplo, custos de aquisição de máquinas e equipamentos, custos de aquisição de equipamentos informáticos, custos inerentes à criação de novas marcas ou colecções, serviços de arquitectura e engenharia relacionados com a implementação do projecto, material circulante, estudos, diagnósticos, auditorias, planos de marketing e projectos de arquitectura e de engenharia essenciais, obras de remodelação ou adaptação e ainda a participação em feiras no estrangeiro.

Novo aviso aberto a 20 de Julho
O SI2E reabriu no dia 20 de Julho candidaturas para as empresas das áreas de intervenção da APRODER, que aceita candidaturas de projectos dos concelhos de Azambuja, Cartaxo, Rio Maior e Santarém (com exceção do perímetro urbano) e da Charneca Ribatejana, à qual são candidatados os projectos dos concelhos de Almeirim, Alpiarça, Benavente, Chamusca, Coruche, Golegã e Salvaterra de Magos. O período de candidaturas ao SI2E para este aviso ainda está a decorrer, terminando a primeira fase no dia 12 de Outubro e a segunda no dia 31 de Dezembro.
No caso específico destes avisos, o sistema de incentivos financia investimentos até 100 mil euros sendo condição obrigatória a criação líquida de postos de trabalho (pelo menos 1). O período máximo de investimento é de 18 meses. São passíveis de financiamento a criação e expansão ou modernização de micro e pequenas empresas. O incentivo a fundo perdido pode ir de 30 a 60 por cento.

Mais Notícias

    A carregar...