uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
Abrantes organizou um torneio de futebol de iniciados para dar tarimba aos seus jovens
Jovens da selecção de Abrantes viveram uma experiência única jogando contra os melhores

Abrantes organizou um torneio de futebol de iniciados para dar tarimba aos seus jovens

Os melhores dos clubes do concelho viveram a experiência de jogar contra alguns dos melhores de Portugal e Espanha. Em Abrantes foi criada uma selecção com os melhores jogadores do concelho para disputar o Torneio Internacional de Iniciados, que decorreu naquele concelho de 17 a 19 de Agosto e onde estiveram em competição equipas como Celta de Vigo, FC do Porto e Sporting. Os resultados foram desanimadores, mas para os jogadores e equipa técnica valeu pela experiência.

O objectivo era marcar pelo menos um golo no Torneio Internacional de Iniciados de Abrantes. Em seis jogos a tarefa podia não parecer difícil, mas lá houve um momento de sorte e a selecção de jogadores dos vários clubes de Abrantes conseguiu evitar ficar a zero. O autor da proeza chama-se Guilherme Matias e foi um dos 20 escolhidos para fazer parte da Selecção de Abrantes criada para competir com as melhores equipas do país e da Europa que estiveram este ano naquela competição. Pode parecer pouco mas para as derrotas que estes jogadores sofreram, com o Celta de Vigo que lhes deu uma abada de 21-0, ou com o FC Porto por 18-0, não foi nada mau.
“A ideia de criar a selecção com os melhores iniciados de Abrantes surgiu porque no concelho nao existe nenhuma equipa do escalão nas competições nacionais de futebol e quisemos proporcionar aos melhores do concelho a oportunidade de jogar contra equipas de um nível superior”, explica o seleccionador Miguel Marques, a
O MIRANTE. O seleccionador iniciou a escolha ainda na época anterior onde todos os iniciados de segundo ano tiveram a oportunidade de treinar para depois chegar aos 20 seleccionados que participaram na competição.
Na opinião do treinador correu tudo bem, “menos dentro de campo”, devido aos fracos resultados mas a intenção “era proporcionar esta experiência a este jovens para eles se aperceberem de como é a realidade do futebol e de terem também a oportunidade de poderem jogar contra os melhores”.
O estágio decorreu na Pousada da Juventude em Abrantes onde estiveram duas semanas em concentração tal como fazem as equipas profissionais e onde foram afinados os últimos pormenores. Para Miguel Marques esta experiência “é sempre um motivo de aprendizagem porque ganhando ou perdendo estamos sempre a aprender e conseguimos sempre corrigir alguns aspectos”, confessa.
A ganhar ou a perder Luís Mateus era um pai orgulhoso por o seu filho fazer parte dos 20 melhores de Abrantes. O filho Diogo Mateus, de 14 anos, é jogador dos Dragões de Alferrarede e Luís gostava de ver o seu menino ser chamado à selecção nacional, mas tem consciência de que é muito difícil. Na altura da entrevista assistem os dois à final do torneio, onde disputavam o primeiro lugar FC Porto e Sporting. O pai torcia pelo Sporting mas o coração do filho sofria pelo Porto.
Quando Diogo foi chamado à selecção o jovem diz ter sentido uma sensação única que não consegue explicar. “Foi uma oportunidade de jogar contra os melhores do país e também da Europa. Ficámos em último mas correu bem porque fiz a assistência para o único golo que marcámos no torneio”. Diogo gostava de ser jogador profissional de futebol mas sabe que é quase impossível e, por isso, “os estudos estão primeiro”.
Na equipa não há estrelas, mas Guilherme Matias, 13 anos de idade, que joga no Benfica de Abrantes e foi o médio-centro que marcou o único golo da selecção, contra a equipa do Belenenses, foi o herói. “O que mais gostei foi de poder jogar contra equipas deste nível. Para nós não interessam os resultados mas sim a experiência e o que levo de melhor desta competição foi ter marcado o golo”. Diogo não tem nenhum jogador preferido e torce pelo Liverpool.
O jogador mais divertido da equipa era Bernardo Gomes de 14 anos de idade. Senti-me contente por ter trabalhado muito e depois ter sido seleccionado”. Adorou a parte do estágio porque houve sempre muito bom ambiente. Diz que não pode contar as coisas mais engraçadas, talvez porque o treinador estava a assistir à entrevista. Quanto a ser jogador profissional um dia, o jovem diz ser muito baixinho e os seus pés também não ajudam muito. “Não tenho metade da qualidade daqueles que jogam profissionalmente”, refere.

Quem é o seleccionador Miguel Marques?
Miguel Marques diz que nunca foi um “grande jogador”. Esteve durante cinco épocas ao serviço dos Dragões de Alferrarede e passou por Vila de Rei onde disputou os campeonatos do INATEL. É treinador há 17 anos e vai-se dividindo entre treinador principal e treinador de guarda redes no Eléctrico de Ponte de Sor. Também esteve ao serviço da Associação de Futebol de Portalegre como técnico de guarda-redes e participou no torneio das selecções distritais da Federação Portuguesa de Futebol na Cidade do Futebol em Oeiras. É licenciado em Desporto mas não exerce na área. Neste momento trabalha nos Serviços Municipalizados de Abrantes.

Presidente da Câmara de Abrantes assistiu a alguns jogos da sua selecção
A presidente da Câmara de Abrantes, Maria do Céu Albuquerque, que diz a O MIRANTE ser uma apreciadora de futebol, e conhecer muitas das regras, refere que esta foi a festa do futebol no concelho, “num escalão que importa valorizar porque queremos estimular a prática do desporto e ao mesmo tempo trazer a Abrantes as melhores equipas do país e da Europa e proporcionar a estes jovens a oportunidade de jogar contra os melhores”.
A autarca diz ainda que outra das vantagens para o concelho é que a organização de um campeonato como este tem a particularidade de trazer com as equipas outras pessoas, quer sejam familiares ou outros que ficam a conhecer o concelho e podem alavancar a economia do concelho. A presidente acompanhou alguns jogos da sua selecção mas não tantos como gostaria e independentemente dos resultados a equipa vai ser recebida no Salão Nobre dos Paços do Concelho.

Porto vence Torneio

O Futebol Clube do Porto venceu o Sporting por 2-1 no Torneio Internacional de Iniciados, que decorreu em Abrantes. Na competição, que teve lugar entre os dias 17 a 19 de Agosto, participaram o Celta de Vigo, Futebol Clube do Porto, Sporting Clube de Portugal, Sporting Clube de Braga, Clube Futebol “Os Belenenses” e uma selecção concelhia com atletas de Abrantes escolhidos pelo seleccionador abrantino Miguel Marques. A classificação do torneio ficou ordenada da seguinte maneira; 1º - Futebol Clube do Porto; 2º - Sporting Clube de Portugal; 3º - Real Club Celta de Vigo; 4º - Sporting Clube de Braga; 5º - Clube de Futebol “Os Belenenses” e em 6º - Selecção Concelhia de Abrantes. A competição teve este ano como patrono o seleccionador nacional de sub-18, Filipe Ramos.

Abrantes organizou um torneio de futebol de iniciados para dar tarimba aos seus jovens

Mais Notícias

    A carregar...