uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante

Projecto Lezíria + Sustentável ajuda a criar planos estratégicos das empresas

Ferramenta gratuita permite definir o Plano de Sustentabilidade

No âmbito do projecto Lezíria + Sustentável, dinamizado pela NERSANT - Associação Empresarial da Região de Santarém e pela CIMLT - Comunidade Intermunicipal da Lezíria do Tejo, foi desenvolvida uma ferramenta gratuita para apoio à criação de planos estratégicos de circularidade (riscos e oportunidades).
A Ferramenta de Diagnóstico e Auto-Avaliação foi desenhada de maneira a permitir que cada empresa utilizadora, num espaço de 15 a 20 minutos, perceba, através de um teste, as vertentes no âmbito da sustentabilidade e circularidade em que se encontra num estágio avançado, as vertentes em que ainda há espaço para melhorar, e ainda as oportunidades para atingir estágios de sustentabilidade e circularidade mais avançados.
Para além disso, a ferramenta combina ainda as preocupações de Sustentabilidade e Rentabilidade uma vez que inclui aspectos de aumento de vendas (volume e/ou preço), aumentos de margens e/ou reduções de custos em todas as suas secções.
A ferramenta guia as empresas na resposta a questões específicas a cada um dos quatro macro-sectores identificados como mais representativos da região, nomeadamente, o setor Agroflorestal (com ênfase no Agroindustrial), o sector da Metalomecânica, o sector dos Transportes e Logística e o sector Ambiente e Resíduos. Respondidas as questões em função da área de actividade, as empresas obtêm como resultado, uma primeira base para a elaboração de um relatório de sustentabilidade, bem como pistas sobre o que podem ser os próximos passos nesta matéria.
Para mais informações sobre o projecto - ou sobre a Ferramenta de Diagnóstico e Auto-Avaliação - os interessados devem contactar a NERSANT através dos contactos datic@nersant.pt ou 249 839 500. Importa ainda referir que a ferramenta está já operacional, podendo as empresas iniciar o seu diagnóstico de sustentabilidade e circularidade através da consulta ao portal do projecto Lezíria + Sustentável, em https://leziria-sustentavel.nersant.pt/.
O Lezíria + Sustentável é um projecto promovido pela NERSANT e pela CIMLT, financiado pelo Portugal 2020, no âmbito do Programa Operacional Regional do Alentejo.

Mais Notícias

    A carregar...