uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante

Câmara de Vila Franca de Xira quer tirar marina ao Vilafranquense

Em causa estão as investigações em torno de 220 mil euros que desapareceram. Proposta de reversão da marina para a posse da câmara deverá ir a uma das próximas reuniões de câmara, nos primeiros dias de Setembro.

A Câmara de Vila Franca de Xira quer passar para a sua posse a marina da cidade, que actualmente está nas mãos da União Desportiva Vilafranquense (UDV), clube que está a ser investigado pelo Ministério Público por causa do desaparecimento de 220 mil euros. Dinheiro que foi entregue pelo município ao clube como contribuição para as obras da marina.
Até que a investigação fique concluída, e da qual ainda não surgiram novidades, o município quer que a marina passe extraordinariamente para a sua posse, de forma a impedir que possa deixar de servir a cidade e as duas dezenas de embarcações que actualmente estão ancoradas no local. O município está a finalizar uma proposta para ir a votação em reunião de câmara já depois das férias de Verão, visando tomar posse da marina.
“A câmara está neste processo para encontrar uma solução que defenda o interesse público. A nossa ideia é que a marina passe transitoriamente para a posse da câmara e que seja negociado um plano de pagamentos do clube à câmara, para irmos sendo ressarcidos do valor que entregámos”, explicou Alberto Mesquita, presidente do executivo, numa das últimas reuniões camarárias. O autarca diz que é preciso saber “para onde foi o dinheiro” e que é preciso que se vá “mais fundo” na avaliação da situação.
Em causa, recorde-se, está o pagamento em falta à empresa construtora da marina de Vila Franca de Xira. A obra deveria ter sido paga entre o UDV e a câmara, tendo o município entregado ao clube, em 2003, o cheque para pagar a sua parte. O problema é que esse dinheiro desapareceu e ninguém prestou contas sobre o assunto, obrigando a câmara, na prática, a vir pagar duas vezes a mesma obra. O Ministério Público já abriu uma investigação para perceber o rasto do dinheiro. O facto dos dois principais dirigentes do clube, à data, já terem morrido e não haver documentação que mostre o paradeiro do dinheiro, são alguns dos factores para complicar o apuramento da verdade.
Mesquita já admitiu que a situação vai obrigar a câmara a pagar novamente a mesma obra e a apresentar uma proposta de apoio extraordinário para saldar a dívida com a empresa construtora da marina, justificando essa actuação com o “interesse público” da marina, que considera “imprescindível para a promoção turística da cidade” e um imóvel público que não se deve perder.

Mais Notícias

    A carregar...