uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
Marialvas de escritório dizem que as mulheres ficam lindas em cima de um cavalo
Nuno Correia

Marialvas de escritório dizem que as mulheres ficam lindas em cima de um cavalo

O amor pelas tradições e pela arte de cavalgar em público com traje a preceito

Nas festas do Ribatejo, em desfiles de cavalos ou entradas de toiros e outros eventos, há sempre cavaleiros e amazonas vestidos a rigor com fatos tradicionais de equitação que derivam, na vertente masculina, do traje de lavrador ribatejano.
“Se não fossem os cavaleiros amadores, os marialvas com vontade, a festa não tinha futuro. Participo em desfiles e se puder não falho um. Faço-o por amor à tradição que já nasceu comigo. Sem vaidade, só com o puro sentimento de quem vive as festas”, diz Nuno Correia, de 34 anos, natural de Vila Franca de Xira, apaixonado por cavalos e toiros a O MIRANTE, depois de ter descido da sua montada no final do desfile etnográfico das Festas de Samora Correia, no Sábado, 18 de Agosto.
O termo Marialva tanto pode designar alguém que sabe montar bem e tem um cavalo de boa raça, como, em termos mais ou menos depreciativos, um sedutor, mulherengo e alguém de boas famílias que leva uma vida com gente de comportamento socialmente criticável. No caso de Nuno Correia, a designação é usada para nomear alguém que sabe cavalgar.
Trajado à portuguesa, com modelo encomendado à medida numa casa de alfaiate em Évora, diz que o orgulho de se vestir à antiga ultrapassa qualquer desconforto que aquelas roupas lhe possam causar.
O traje masculino de equitação português é composto por uma jaqueta, que mais não é que um casaco curto aflorando a linha da cintura e terminando um pouco abaixo desta, normalmente adornada com botões ou alamares. A calça, de cós alto e cintado ajustando nas costas com atilho, é justa até ao joelho, seguindo com a mesma largura até aos pés de modo a permitir o uso de botas de prateleira.
Engloba ainda um colete de decote em V prenunciado, de forma a mostrar a camisa, com quatro bolsos formando um acentuado bico na frente, o qual ultrapassa a linha da jaqueta. A camisa é branca e comprida, de tecido fino. A indumentária é acompanhada por um chapéu de aba larga, à portuguesa, com virola e copa redonda convexa.
Bombeiro de profissão, não tem qualquer ligação ao campo mas diz que isso não lhe tira o direito de participar nas festas, “fantasiado”, em cima da sua montada. “O que importa é o espírito com que se vem para uma festa. Muitos marialvas que vêm às festas trajados ainda trabalham no campo, outros, como eu, não, mas hoje nenhum o faz por obrigação”, diz.
E justifica a sua presença. “Venho acompanhado por um grupo de amigos. Gostamos de mostrar os cavalos a trabalharem na rua e de fazermos ver a nossa paixão por eles. Só critico aqueles que não sabem montar e que não têm postura de cavaleiro, nem respeito pelo cavalo e não cumprem as regras base”.
Enquanto refrescava a Ximena, uma égua luso-árabe, com 14 anos, conta que a ligação entre os dois “é única” e de “extrema confiança um no outro”. “Confio mais nela do que numa mulher, pelo menos a Ximena nunca me trai”, diz com humor.
E no que toca a mulheres? “A mulher é um ser extraordinário mas infelizmente o machismo ainda não permite às mulheres desfrutarem tanto como nós. Temos que as incentivar a participar mais activamente nas festas. Elas também têm paixão pelos cavalos e ligam-se a eles de uma forma como poucos homens conseguem fazer. Isto já não é só para os homens”, afirma.

“As mulheres ficam lindas em cima de um cavalo”
Nas cocheiras, O MIRANTE encontrou Eduardo Couto, a desaparelhar a sua égua Carlette, de meio sangue lusitano, “uma pêra doce, super tranquila”, diz o cavaleiro amador. É com ela que percorre as festas porque nasceu no campo e no Ribatejo e diz que o cavalo e os toiros são do melhor que há para juntar os amigos.
Escriturário, de 44 anos de idade, mora num apartamento em Vila Franca de Xira e já pouco contacto tem com a vida rural. “A Carlette tem uma boa vida no campo e sempre que posso vou ter com ela. Tento ir umas três vezes por semana”, afirma.
Nota-se-lhe algum desconforto no uso do traje. “São vinte botões só nas calças”, diz com o suor a escorrer-lhe pela cara. Mais tarde, já vestido como no dia a dia já está mais confortável e com um ar mais alegre. “Agora já não sou um marialva”, diz com vivacidade.
Antes de se separar de O MIRANTE volta a fazer uma referência às amazonas. “Elas ficam lindas em cima de um cavalo. Gostava que daqui a uns anos pudéssemos assistir a um cortejo repleto de mulheres. Há que puxar pela festa” e segue em direcção à Praça 25 de Abril, ansioso para ver o toiro que por lá anda.

Eduardo Couto

Não receio marialvas machistas e sei impôr respeito

Amiga de campinos e apaixonada pela liberdade do campo desde que se lembra de ser gente, Rita Ferreira, 36 anos, natural de Riachos, Torres Novas, foi das poucas mulheres amazonas a participar no desfile etnográfico das Festas de Samora Correia. Com traje de equitação feminino, brincos de ouro e colarinho da jaqueta dourado diz não recear marialvas machistas.
“Ser mulher no meio de tanto homem não é fácil mas se soubermos estar e impôr respeito, torna-se mais fácil”, afirma.
Cavaleira amadora nas horas vagas, Rita é subchefe de secção num supermercado, mas sempre que pode escapa-se para ir à festa brava. “Mudam-se as folgas se for preciso. Faço quilómetros a seguir ao trabalho para poder estar nas festas. Não é por vaidade que o faço, apesar de envergar um traje de fazer inveja a muita gente. Faço-o por gostar das tradições e porque isto me está no sangue”, sublinha.

Rita Ferreira
Marialvas de escritório dizem que as mulheres ficam lindas em cima de um cavalo

Mais Notícias

    A carregar...