uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante

Confiança dos consumidores diminuiu entre Junho e Agosto 

O indicador de confiança dos consumidores diminuiu entre Junho e Agosto, enquanto o indicador de clima económico estabilizou em Agosto, após ter atingido em Julho o valor máximo desde Maio de 2002, revelou o Instituto Nacional de Estatística (INE).
Os inquéritos de conjuntura às empresas e aos consumidores, efectuados em Agosto pelo INE, revelaram que a redução do indicador de confiança dos consumidores em Agosto resultou do contributo negativo de todas as componentes, entre as quais se destacaram as perspectivas da evolução do desemprego e da situação económica do país.
O indicador de confiança da indústria transformadora aumentou em Julho e Agosto, após ter diminuído nos primeiros seis meses do ano. “A evolução do indicador reflectiu o contributo positivo das perspectivas de produção e das apreciações sobre a procura global, enquanto o saldo das opiniões sobre a evolução dos stocks de produtos acabados apresentou um contributo nulo”, explica o INE.
O indicador de confiança da construção e obras públicas diminuiu em Julho e Agosto, depois de em Junho chegar ao valor máximo registado desde Março de 2002, reflectindo assim o contributo negativo das opiniões sobre a carteira de encomendas e das perspectivas de emprego.
No comércio, o indicador de confiança diminuiu entre Junho e Agosto, segundo o INE, em resultado do contributo negativo, no último mês, das opiniões sobre o volume de vendas, uma vez que as apreciações relativas ao volume de stocks e as perspetivas de actividade contribuíram positivamente. O indicador de confiança dos serviços aumentou entre Maio e Agosto, atingindo o máximo desde Agosto de 2001, adianta o INE, verificando-se no último mês uma evolução positiva das apreciações sobre a atividade da empresa e sobre a evolução da carteira de encomendas.

Mais Notícias

    A carregar...