uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
Mercado de Santarém vai para o antigo campo da feira durante as obras

Mercado de Santarém vai para o antigo campo da feira durante as obras

Aprovado concurso para empreitada de requalificação do emblemático recinto. Obras devem começar na próxima Primavera e durar pelo menos um ano. Espaço vai ser dotado de novas valências, como estabelecimentos de restauração e cafetaria.

Os vendedores do mercado municipal de Santarém vão ser reinstalados no antigo pavilhão do artesanato, no Campo Infante da Câmara, enquanto decorrerem as obras de requalificação daquele emblemático espaço. A informação foi dada pelo presidente da Câmara de Santarém, Ricardo Gonçalves (PSD), na última reunião do executivo, em que foi aprovada a abertura de procedimento para contratação da empresa que vai executar a remodelação do mercado. O valor base da empreitada é de 1,8 milhões de euros mais IVA e o prazo de execução previsto para a mesma é de 12 meses.
O autarca diz que os vendedores concordaram com a alternativa proposta. O antigo pavilhão do artesanato vai receber algumas obras de adaptação por forma a acolher os vendedores, que deverão ali ficar instalados durante cerca de um ano. Todos terão direito a regressar ao mercado depois da renovação do recinto.
Ricardo Gonçalves espera que, caso tudo corra bem com o concurso, as obras no mercado municipal possam arrancar em Abril do próximo ano. O autarca acredita que com esta intervenção o espaço passará a ser uma referência nacional que vai atrair muitos visitantes. Disse ainda esperar que a empresa que ganhar o concurso para a realização da obra esteja à altura da qualidade do projecto, tal como havia dito também o vereador Rui Barreiro (PS).
O projecto, de linhas modernas e que promete transfigurar o interior do recinto, foi apresentado na reunião de câmara de 31 de Agosto pelo arquitecto Paulo Durão, autor do trabalho. Basicamente, pretende-se articular no mesmo espaço as tradicionais bancas dos vendedores com outros serviços e valências, como espaços de cafetaria e restauração, proporcionando condições para a sua fruição para lá do horário normal de venda que hoje se verifica. O posto de turismo municipal também deve ser instalado no recinto.

Mercado de Santarém vai para o antigo campo da feira durante as obras

Mais Notícias

    A carregar...