uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
Deputado Nuno Serra ajuda a chumbar proposta do seu partido na Câmara de Santarém

Deputado Nuno Serra ajuda a chumbar proposta do seu partido na Câmara de Santarém

Medida visava criar mais um lugar a tempo inteiro no executivo, mas o vereador e ex-líder concelhio e distrital do PSD juntou-se ao PS e inviabilizou a proposta do presidente Ricardo Gonçalves.

O presidente da Câmara de Santarém, Ricardo Gonçalves (PSD), viu ser chumbada na última reunião camarária, com a ajuda de um vereador do seu partido, uma proposta sua que visava aumentar de dois para três o número de vereadores a tempo inteiro no executivo municipal. Aos quatro votos contra da oposição socialista juntou-se o voto desfavorável do social-democrata Nuno Serra, também deputado na Assembleia da República, número dois da lista do PSD nas últimas eleições autárquicas e que até há pouco tempo foi líder distrital do PSD.
A situação é consequência das divergências pessoais entre Nuno Serra e outro vereador do PSD, Ricardo Rato, antigo líder da JSD de Santarém, que foi apoiante de Serra em anteriores eleições internas no PSD e que no último acto eleitoral esteve do outro lado da barricada.
Ricardo Gonçalves justificou a proposta - que na prática visava a passagem de Ricardo Rato do actual regime de meio tempo para vereador a tempo inteiro (embora o documento não indicasse nomes) – com o acréscimo de trabalho decorrente dos diversos projectos a executar nos próximos tempos comparticipados por fundos comunitários. Refira-se que a câmara tem apenas o presidente Ricardo Gonçalves e os vereadores Inês Barroso e Jorge Rodrigues a tempo inteiro e Ricardo Rato a meio tempo. Esse é o número mais baixo de autarcas a tempo inteiro dos últimos executivos.
O PS votou contra por considerar que não houve alterações substanciais na gestão da câmara que justificassem essa medida. Já Nuno Serra, que não se manifestou durante a apreciação desse ponto nem justificou o seu sentido de voto, teve discurso semelhante em declarações a O MIRANTE, afirmando que não vê para já mudanças significativas que justificassem essa proposta. E disse que quando isso se verificasse depois se veria.
Quem não escondeu o seu desconforto com a situação foi o presidente Ricardo Gonçalves, que lamentou a “questão pessoal” que levou ao sucedido e referiu a O MIRANTE que o assunto iria ser analisado pelos órgãos internos do partido. O presidente da câmara garante que as divergências entre os dois vereadores do PSD “não irão pôr em causa o trabalho do executivo” e espera que as mesmas “sejam resolvidas a contento de todos”.
Já Ricardo Rato, que deveria ser o beneficiado pela alteração, manifestou a sua concordância com a proposta. Criticou ainda a postura de Nuno Serra por não respeitar a disciplina de voto, o que o surpreendeu. “Somos uma equipa de cinco elementos e até hoje nunca houve nada do género”, disse ao nosso jornal.

Deputado Nuno Serra ajuda a chumbar proposta do seu partido na Câmara de Santarém

Mais Notícias

    A carregar...