uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
Câmara de Tomar mostra obras em curso no concelho

Câmara de Tomar mostra obras em curso no concelho

Decorrem um pouco por todo o município de Tomar obras orçadas em mais de três milhões de euros.

A Câmara de Tomar apresentou à comunicação social o conjunto de empreitadas em curso no concelho. Decorrem, um pouco por todo o território, obras orçadas num total de mais de três milhões de euros. O périplo, realizado no dia 11 de Setembro, teve início com a visita à sinagoga, uma empreitada de requalificação orçada acima dos 227 mil euros, iniciada em Novembro de 2017, com 130 dias previstos como prazo de execução. Um prazo largamente ultrapassado “pelas singularidades da própria obra, como os vários achados arqueológicos feitos no local”, explicou António Guerreiro, director do Departamento de Obras Municipais. O executivo conta ter a primeira parte da obra, o local de culto e infraestruturas de apoio ao visitante, terminada no final deste mês de Setembro. Para mais tarde fica a beneficiação do espaço verde envolvente.
Seguiu-se o Centro Comunitário de Apoio Familiar, na Avenida Fonseca Simões, onde estão a ser construídos cinco apartamentos, de diversas tipologias, para acolher famílias de etnia cigana do bairro do Flecheiro. As fundações estão praticamente terminadas e até ao final de Janeiro de 2019 devem estar montadas as habitações em pré-fabricado. A obra tem um custo de perto de 340 mil euros. Segundo a presidente da autarquia, Anabela Freitas, as famílias permanecerão ali temporariamente até terem condições de sair para outras casas, encontradas pelos próprios ou pela câmara.
A empreitada de requalificação urbanística da Rua Corredoura do Mestre, foi a paragem seguinte, adjudicada por 594 mil euros, tem executado, até ao momento, perto de 20% deste valor, em intervenções ao nível da rede de infraestruturas (água, gás, telecomunicações e electricidade). Uma obra que inclui uma rotunda no acesso para Santa Marta e que deve estar concluída em Maio de 2019.

Centro Escolar da Linhaceira no próximo ano lectivo
Depois de uma pausa para água fresca e cigarro, a manhã terminou com a visita ao Centro Escolar da Linhaceira, a empreitada com o valor mais avultado de todo o conjunto, com um custo de 1.498.618 euros. Também aqui se vê pouco mais que as fundações que, segundo o vereador Hugo Cristóvão, responsável pela educação, são as obras mais demoradas. A empreitada deve estar concluída em Maio de 2019 e o objectivo é abrir o centro escolar no ano lectivo 2019/2020. Mas ainda é cedo para dar garantias. O centro terá capacidade para quatro turmas com alunos desde o pré-escolar ao 1º ciclo.
Para a tarde ficaram reservadas as visitas à empreitada de requalificação da Estrada Municipal 530-2, em Olalhas, e à Ecovia, em Além da Ribeira. A primeira inclui a pavimentação da Rua do Picoto e a requalificação da estrada do Vale do Pereiro, com mais de 60% dos 322.978,32 euros já executados e com final previsto para 24 de Setembro deste ano. A segunda, que se estende desde a Arrascada até à Fábrica do Prado, numa extensão de cerca de três quilómetros, ronda os 137 mil euros e contempla troços em piso betuminoso e outros em estrado de madeira. A Ecovia deve estar concluída em Janeiro de 2019.

No teu carro ou no meu?

Com mais de uma dezena de participantes, entre jornalistas e vereadores, levantou-se a questão do transporte: vamos de autocarro ou minibus?, questionaram os jornalistas. A presidente, Anabela Freitas, sorriu e afirmou que não há verba para alugar autocarros. Os jornalistas seguiram caminho numa carrinha de transporte escolar, conduzida pelo director do Departamento de Obras Municipais, enquanto a presidente e restante vereação seguiram nas suas viaturas. À primeira obra, a sinagoga, todos se deslocaram a pé, uma vez que se situa no centro histórico da cidade, perto do edifício da câmara que serviu de ponto de encontro.

Câmara de Tomar mostra obras em curso no concelho

Mais Notícias

    A carregar...