uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
Autarca reclama decisão política que leve ao aproveitamento da pista de Alverca

Autarca reclama decisão política que leve ao aproveitamento da pista de Alverca

Presidente da Câmara de Vila Franca de Xira voltou a reforçar esse desejo na inauguração do exposição “Alverca e a Aviação”. Município quer decisão do Governo que conjugue interesses militares e privados.

O presidente da Câmara deVila Franca de Xira, Alberto Mesquita (PS), não perde a oportunidade para reivindicar o aproveitamento para a aviação civil da pista de Alverca e aproveitou a inauguração da exposição “Alverca e a Aviação”, que assinala o centenário da OGMA – Indústria Aeronáutica de Portugal, S.A., para voltar à carga.
“Não queremos concorrer com ninguém, mas queremos o aproveitamento adequado daquela pista para a aviação executiva e desenvolver cada vez mais a manutenção de aeronaves. Conjugando interesses dos privados e dos militares, onde haja espaço para um aeroporto geral e para a actividade militar”, defendeu o autarca na sessão realizada a 11 de Setembro.
O autarca considera que o caminho é longo e dependente de uma “decisão política” e já defendeu publicamente que os voos de baixo custo “não são uma boa solução para Alverca” devido à sua pesada pegada ambiental e sonora, sustentando que a aviação empresarial e executiva é o futuro.
Alberto Mesquita referiu-se à exposição como um símbolo da “evolução da povoação de Alverca, que ao longo de cem anos conseguiu ter a pujança e o desenvolvimento social que hoje tem” e que em “muito se deve à indústria aeronáutica”. A O MIRANTE fala sobre a necessidade de se “perspectivar o futuro”, que passa por “retirar partido da pista de aviação” da unidade militar de Alverca.
A mostra conta a história da importância da OGMA e da aeronáutica na fixação de pessoas em Alverca do Ribatejo, tendo alguns dos materiais e registos fotográficos sido cedidos por antigos trabalhadores das velhas Oficinas Gerais de Material Aeronáutico (OGMA). A exposição está em exibição no Museu Municipal Núcleo de Alverca do Ribatejo até 31 de Agosto de 2020.

Autarca reclama decisão política que leve ao aproveitamento da pista de Alverca

Mais Notícias

    A carregar...