uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
Nunca criticarei quem não gosta da festa brava
Luís Fazendeiro gerente da ExpressGlass da Castanheira do Ribatejo

Nunca criticarei quem não gosta da festa brava

Desde que me lembro, sempre visitei a Feira de Outubro. Tratando-se de uma feira centenária, é um marco quer para Vila Franca de Xira, quer para o país. É por altura da feira que os amigos se juntam uma vez que nem sempre têm oportunidade de o fazer durante o ano. Gosto de rever colegas de escola e de assistir às esperas de toiros. Há sempre muita gente, boa disposição e alegria.
Nunca criticarei quem não gosta da festa brava mas sou bastante fiel às tradições e acho que cada vez faz mais sentido que se mantenham as tradições das regiões, vilas e aldeias.
Ainda sou do tempo onde se viam, nomeadamente no domingo de feira, bastantes autocarros de excursão com o jardim de Vila Franca de Xira cheio de gente a fazer piqueniques. Hoje ainda acontece embora com menos afluência. O que eu sinto é que todos aqueles que visitam a Feira de Outubro acabam sempre por fazer consumo e isso é bom para a restauração e para o alojamento, entre outros. Gostando da cidade os visitantes podem sempre voltar numa qualquer outra ocasião e visitar a mesma e também o restante concelho.
Vejo o futuro do concelho com alguma preocupação. Acho que era importante haver mais dinamização e oferta cultural em Vila Franca. Tirando o Colete Encarnado e a Feira de Outubro a oferta é muito pouca e penso que estamos numa fase crucial de tirar os jovens da frente do computador e dos jogos e trazê-los para a rua. Para o convívio.
A ExpressGlass é uma empresa 100% nacional e a entrada da nossa empresa, a Adrião & Fazendeiro deu-se em 2006, inicialmente nas Caldas da Rainha e desde 2013 também na Castanheira do Ribatejo. Foi nesse ano que surgiu o convite de um dos directores da ExpressGlass para eu ficar a gerir a loja da Castanheira, uma vez que sou de daqui. Ao longo destes 12 anos o caminho não tem sido fácil mas temos conseguido os nossos objectivos, à custa de muito trabalho e dedicação.

Nunca criticarei quem não gosta da festa brava

Mais Notícias

    A carregar...

    Capas

    Assine O MIRANTE e receba o Jornal em casa
    Clique para fazer o pedido