uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
Lar de idosos é o novo sonho da Fundação CEBI a concretizar nos próximos anos

Lar de idosos é o novo sonho da Fundação CEBI a concretizar nos próximos anos

Fundação promoveu um encontro entre vários agentes da comunidade em Lisboa. Agora que o ensino secundário é uma realidade, a presidente da instituição já traçou novos objectivos para o futuro e apresentou-os num encontro onde se procuraram dar contributos para o desenvolvimento humano na Fundação Oriente. CEBI quer olhar agora para a terceira idade e melhorar as suas respostas sociais nessa área.

Criar um novo lar de idosos, com valências de centro de dia e de reforço de apoio domiciliário, é o novo sonho da Fundação CEBI de Alverca do Ribatejo, a concretizar nos próximos anos. A novidade foi deixada por Ana Maria Lima, presidente do conselho de administração da fundação, na abertura do encontro “Contributos para o Desenvolvimento Humano”, realizado dia 20 de Setembro no auditório da Fundação Oriente, em Lisboa. A expectativa é também poder incluir nessa nova unidade de apoio a idosos, uma unidade de cuidados continuados.
No ano em que celebra os seus 50 anos, a Fundação CEBI promoveu o encontro visando contribuir activamente para uma reflexão conjunta em torno de três painéis de debate: novos desafios e respostas para contextos sociais e comunitários; o aluno e suas circunstâncias no processo educativo; e a temática da cidadania e desenvolvimento.
“A Fundação CEBI é uma instituição exemplar nas suas origens e missão e tem demonstrado todas as qualidades para unir o mecenato das pessoas”, elogiou Carlos Monjardino, presidente da Fundação Oriente. Presente na sessão esteve também Rui Fiolhais, presidente do Instituto da Segurança Social. “É um orgulho estar ao lado de uma casa que muito tem feito pelos outros. A CEBI é um parceiro relevante na rede social e poderá contar com a genuína, fraterna e determinada colaboração da Segurança Social”, destacou.
O evento contou com a presença de oradores como, entre outros, Rita Campos e Cunha, professora associada da Nova School of Business and Economics, Ricardo Teixeira, CEO da Jumpmaster Investimentos, Luís Bento dos Santos, administrador do Banco Santander, Maria do Céu Ramos, presidente do Centro Português de Fundações, Maria da Luz Rosinha, deputada e membro do Conselho de Curadores da Fundação CEBI, e Maria Leitão Marques, ministra da Presidência e da Modernização Administrativa. Na sala estiveram também vários membros do Conselho de Curadores da Fundação CEBI, entre eles Vasco Luís de Mello, administrador executivo da José de Mello Saúde, entidade que gere o Hospital Vila Franca de Xira.

“Precisamos de gente pró-activa que proponha a mudança”

Eduardo Marçal Grilo, membro do Conselho de Curadores da Fundação Francisco Manuel dos Santos e comentador televisivo, foi um dos destaques do encontro, falando sem rodeios ou meias palavras do tema dos alunos e das circunstâncias que os envolvem no processo educativo. “Os jovens precisam de aprender a liderar, terem iniciativa, gosto em aprender e serem pró-activos. Precisamos de gente pró-activa, que proponha a mudança. Gente com sentido ético, pois hoje em dia falta tanta verdade e respeito”, notou.
Marçal Grilo lembrou também que os jovens alunos “precisam de mundo”, um mundo além da matéria que aprendem na escola e disse confiar nas novas gerações. “Os miúdos de hoje querem voar. Só precisam que lhes demos asas”, notou.
Para o responsável a ideia do curso universitário vir a ser uma profissão no futuro é “um disparate”. “Façam bem os cursos mas agarrem o que vos aparecer no futuro. Não se prendam a uma profissão só porque foi isso que aprenderam na faculdade. Cada jovem tem o seu talento, é preciso que a escola o saiba identificar. Para isso as escolas precisam de lideranças fortes, um corpo docente estável e uma boa relação com as famílias. As escolas não são apenas sítios onde os pais vão na Páscoa com medo que os filhos vão chumbar no Verão”, afirmou.

Lar de idosos é o novo sonho da Fundação CEBI a concretizar nos próximos anos

Mais Notícias

    A carregar...

    Capas

    Assine O MIRANTE e receba o Jornal em casa
    Clique para fazer o pedido