uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante

Apoio municipal a empresário da praça de Vila Franca de Xira divide autarcas

Município entrega 12 mil euros para financiar corridas de toiros na Palha Blanco

O empresário Ricardo Fernandes Levezinho, que explora a praça de toiros Palha Blanco, em Vila Franca de Xira, vai receber um apoio municipal de 12 mil euros para ajudar a financiar a temporada tauromáquica mas a atribuição do apoio não colheu consenso na vereação municipal. Todos os partidos, à excepção do Bloco de Esquerda, votaram a favor da atribuição do apoio mas o vereador bloquista Carlos Patrão defende que a festa brava deve ser apoiada mas não financiando directamente os empresários.
Carlos Patrão, que tem votado favoravelmente todas as propostas relacionadas com a festa brava, desta vez votou contra dizendo “não poder acompanhar” os restantes vereadores no voto favorável, por considerar que o empresário “desenvolve uma actividade comercial” e que, por esse motivo, por uma questão de equidade, também as restantes actividades comerciais deveriam ser alvo de apoios municipais.
Há mais de uma década que o município vilafranquense apoia financeiramente os empresários que ganham os concursos de exploração da praça de toiros da cidade, que é pertença da Santa Casa da Misericórdia de Vila Franca de Xira. A verba permite, entre outras coisas, o apoio por parte do empresário a tentas que são realizadas na Escola de Toureio José Falcão, bem como a promoção e inclusão dos alunos em corridas realizadas na praça de toiros.
Na proposta, o município justifica o apoio com as tradições sociais da cidade ligadas à festa dos toiros, e a sua importância “histórica, social, cultural e artística que o município pretende preservar, promover e valorizar”.

Mais Notícias

    A carregar...

    Capas

    Assine O MIRANTE e receba o Jornal em casa
    Clique para fazer o pedido

    Destaques