uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
Mação lidera os concelhos mais envelhecidos da região
Em Maio de 2008 O MIRANTE fez uma reportagem sobre o envelhecimento da população no concelho de Mação, onde foi recolhida esta imagem

Mação lidera os concelhos mais envelhecidos da região

Médio Tejo tem uma percentagem de pessoas com mais de 65 anos superior à da Lezíria do Tejo. Vila Franca de Xira destaca-se pela baixa percentagem de idosos.

É do senso comum que temos uma população envelhecida, com mais pessoas acima dos 65 anos do que jovens. Na semana em que se assinala o Dia do Idoso (1 de Outubro) O MIRANTE revela-lhe se o seu município reflecte esta realidade.
Na área que integra os concelhos do Médio Tejo, Mação destaca-se por ter a população mais envelhecida, com 36,8% da população residente com mais de 65 anos. No pólo oposto está o Entroncamento com 18,5%.
Nesta região, Médio Tejo, a média situa-se nos 25,2% e difere apenas por um ou dois pontos percentuais, acima ou abaixo da média, para os municípios que a integram, como Abrantes, Alcanena, Torres Novas, Tomar, Sardoal, Constância, Ferreira do Zêzere, Ourém ou Vila Nova da Barquinha.
Na região da Lezíria do Tejo a média de idosos por cada 100 habitantes é de 23,4. Santarém está um ponto percentual acima desta média. Coruche é o município mais envelhecido ultrapassando os 30%, enquanto Benavente surge como o município mais jovem com apenas 17,3% de população acima dos 65 anos.
Alpiarça, Almeirim, Azambuja, Rio Maior, Cartaxo e Salvaterra de Magos, municípios também integrados na Lezíria do Tejo, não diferem muito dos 23,4% da média para a região. Golegã e Chamusca sobem para os 26,7 e os 29,3% respectivamente.
O concelho de Vila Franca de Xira, com mais de 140 mil habitantes, tem uma percentagem de idosos de 16,3, bem abaixo da média da área metropolitana de Lisboa, onde se situa, que é de 21,1% e da média nacional que ronda os 20%.

Mação lidera os concelhos mais envelhecidos da região

Mais Notícias

    A carregar...

    Capas

    Assine O MIRANTE e receba o Jornal em casa
    Clique para fazer o pedido

    Destaques