uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante

Assembleia Jovem de Ourém arranca em Outubro

A Assembleia Municipal de Ourém (AMO) vai começar em Outubro a divulgar o projecto Assembleia Jovem de Ourém (AJO) junto dos alunos das escolas do concelho. O presidente da AMO, João Moura (PSD), deu a conhecer, em conferência de imprensa, o projecto e a “boa receptividade” que está a ter por parte das escolas. “Esta é uma iniciativa para que os jovens se envolvam na política, na política local e nas políticas que valorizam a causa comum”, referiu João Moura.
O tema deste ano da AJO vai ser “Património do Concelho de Ourém” e o objectivo é que a iniciativa ganhe tradição ao longo dos anos. “Este é um instrumento para dar aos jovens amor pelo concelho, incentivando-os a reflectir em conjunto determinados temas e sobre as políticas necessárias. Há jovens, por exemplo, que vivem em Fátima e que nunca visitaram o Castelo de Ourém ou que vivem na Freixianda e não conhecem o Agroal. Queremos que tenham orgulho num património que também é deles”, sublinhou João Moura.
O regulamento da AJO foi elaborado em conjunto com os agrupamentos escolares e com a direcção da Escola Profissional de Ourém. O projecto vai ser dividido por equipas e a proposta vencedora vai ser apresentada na assembleia municipal como recomendação à Câmara de Ourém. Esta iniciativa é um projecto inovador que visa motivar e desenvolver nos jovens competências para o exercício de uma cidadania activa e responsável, valorizando a sua participação informada. A AJO vai decorrer em três etapas e em dois escalões diferentes (2º e 3º ciclo e Secundário). A primeira etapa vai realizar-se em Outubro com a divulgação do projecto aos alunos e as eleições para a escolha dos representantes de cada escola. Cada equipa terá de apresentar uma proposta e defendê-la junto dos seus colegas. Vence quem conseguir mais votos.

Mais Notícias

    A carregar...

    Capas

    Assine O MIRANTE e receba o Jornal em casa
    Clique para fazer o pedido

    Destaques