uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
Liliana Silva perdeu 65 quilos após operação de redução de estômago 
Liliana Silva perdeu cerca de 50 quilos em poucos meses

Liliana Silva perdeu 65 quilos após operação de redução de estômago 

Apesar de excesso de peso sentia-se bem mas diz que ganhou qualidade de vida. Liliana Silva pesava 138 kg quando decidiu submeter-se a uma operação de redução de estômago em Maio de 2011. Perdeu 65 kg em poucos meses. Apesar de nunca se ter sentido mal com o peso a mais, notou que após a mesma a sua qualidade de vida tinha aumentado. Mudou os hábitos alimentares, privilegiando os legumes e a fruta em detrimento dos açúcares e comida processada e está muito atenta à alimentação da filha que tem três anos e meio. Uma história de vida de sucesso que contamos na semana em que se comemora o Dia Mundial de Combate à Obesidade.

Liliana Silva é Educadora de Infância e tem 31 anos. Desde que se lembra sempre gostou de comer. Em criança os seus pequenos-almoços, feitos pela avó, incluíam ovos mexidos com chouriço e pão caseiro. Ao almoço era normal comer bifes com batatas fritas. Quando foi estudar para o Instituto Politécnico de Santarém, era raro o dia em que não comia hambugueres ou pizzas, a chamada “ fast food”.
Com aquele tipo de alimentação foi crescendo e ganhando peso mas sem dar muita importância ao assunto porque era saudável, era ágil e o actual marido, com quem namorou desde os 14 anos, nunca a fez sentir gorda. “Ele sempre gostou de mim como eu era e nunca me fez sentir gorda por isso nunca tive qualquer problema com isso”, refere.
Quem lhe começou a chamar a atenção para o excesso de peso foi a família. Gostavam dela como era mas receavam as consequências para a saúde daquele excesso de peso. Sensibilizada, começou a fazer dieta mas depois de cada dieta feita com sucesso acabava por engordar e passava a pesar ainda mais do que pesava antes. E foi por isso que decidiu procurar um especialista em cirurgias de redução de estômago.
“Nunca tinha ouvido falar neste tipo de cirurgias, nem sabia o que era. Fui só para descobrir como funcionava a operação. O que me fez avançar com a cirurgia foi o médico dizer-me quais os problemas de saúde que iria ter no futuro e ter acrescentado que eu conseguiria perder cerca de 50 quilos em poucos meses. Foi essa a motivação que me fez investir as minhas poupanças e fazer a operação”, conta a O MIRANTE.
Optou pelo privado uma vez que este tipo de operação tem uma espera de cerca de dois anos no público. Liliana Silva fez a operação em Maio de 2011. Na altura já pesava 138,800 quilos. Após a operação de redução de estômago reduziu para 73 quilos em poucos meses. Voltou a ganhar peso depois de ter sido mãe, há três anos e meio, mas apenas 10 quilos. Os médicos que a acompanham dizem que é uma situação normal.
As vantagens de pesar menos só as descobriu depois de ter sido operada. “Ganhei qualidade de vida. Apesar de nunca me ter sentido mal antes, passei a sentir-me melhor. E musei os meus hábitos alimentares. A equipa médica que me acompanhou foi excepcional e ensinaram-me o que se deve comer no dia-a-dia, o que me ajudou bastante mas o apoio mais importante foi o da minha família”, explica.
Continua a gostar de comer pão mas evita. Como não aguenta muita comida no estômago dá preferência à fruta e aos legumes e desde que a filha nasceu que se preocupa também com o tipo de alimentação da criança.

Liliana Silva perdeu 65 quilos após operação de redução de estômago 

Mais Notícias

    A carregar...