uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
Cancro no pulmão mata artista plástico Mário Rodrigues
Mário Rodrigues formou-se como engenheiro técnico agrário na Escola de Regentes Agrícolas de Santarém

Cancro no pulmão mata artista plástico Mário Rodrigues

Era natural do concelho de Sardoal mas fez grande parte da sua vida em Santarém.

O artista plástico Mário Rodrigues, de 68 anos, morreu segunda-feira, 8 de Outubro, no Hospital de Santarém vítima de cancro no pulmão.
O também artista plástico Carlos Amado, que partilhava o atelier com Mário Rodrigues na Incubadora d’Artes de Santarém, disse à Lusa que o cancro do pulmão identificado em meados de Agosto estava já em fase muito avançada, levando à morte do escultor num espaço de 55 dias.
Mário Rodrigues era engenheiro técnico agrário e durante algumas décadas dividiu a sua actividade profissional, como funcionário do Ministério da Agricultura, com a de pintor e escultor. Nascido em Santiago de Montalegre, concelho de Sardoal, em 29 de Novembro de 1949, foi ainda adolescente estudar para o Liceu de Santarém. Prosseguiu os estudos e formou-se como engenheiro técnico agrário na Escola de Regentes Agrícolas de Santarém, fixando-se na cidade.
Em entrevista a O MIRANTE, em Março de 2015, disse que via a arte como uma “actividade intensa” a que dedicou sempre várias horas por dia, por vezes compulsivamente noite dentro no seu ateliê nas Fontainhas, arredores da cidade. A imaginação e o sentido prático que o levavam à criação já vinha de infância. Era ele que construía os seus brinquedos ou fazia as suas canetas de aparo. A pintura veio mais tarde. “Só quando comecei a ter dinheiro para investir nos materiais é que resolvi dedicar-me a sério, pois é uma actividade cara”, afirmou.
O corpo de Mário Rodrigues esteve na Casa Mortuária das Portas do Sol, onde foi realizada uma missa, seguindo na quarta-feira para Setúbal para ser cremado.

Cancro no pulmão mata artista plástico Mário Rodrigues

Mais Notícias

    A carregar...