uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
Restaurantes de Salvaterra de Magos recebem certificação
Ceia da Silva acredita que o guia de restauração certificada vai esgotar nas livrarias. Os proprietários do “Escaroupim” com Ceia da Silva e Hélder Esménio

Restaurantes de Salvaterra de Magos recebem certificação

Guia de restauração certificada da Lezíria do Tejo vai ser lançado no dia 26 de Outubro, no Festival Nacional de Gastronomia, em Santarém.

Dois restaurantes de Salvaterra de Magos receberam na sexta-feira, 12 de Outubro, os diplomas de certificação de qualidade entregues pelo presidente da Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo, Ceia da Silva, e pelo presidente do município, Hélder Esménio. Os restaurantes agora certificados são “O Escaroupim” (Escaroupim) e o “Parque Real” (Salvaterra de Magos). O guia de restauração certificada da Lezíria do Tejo vai ser lançado no dia 26 de Outubro, no Festival Nacional de Gastronomia, em Santarém.
Segundo Hélder Esménio é um orgulho ter dois restaurantes do concelho no guia de restauração certificada, pois é um indicador da grande qualidade dos estabelecimentos da região. Admitiu ainda que este guia de restauração é muito importante para os restaurantes, mas também para a divulgação do património, da cultura e da gastronomia do concelho.
Ceia da Silva confessou que há muita gente que se desloca de propósito para comer bem e por isso acredita que irá acontecer o mesmo que aconteceu com o guia de restaurantes certificados do Alentejo, que esgotou pouco depois de estar nas livrarias da FNAC e Bertrand. “Tenho a certeza que é o que vai acontecer com este. As pessoas gostam muito de ter um guia destes para se orientarem”, defende o presidente da Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo.
Para obter a certificação, os restaurantes tinham que se candidatar e cumprir um conjunto de requisitos de qualidade relacionados com a valorização da gastronomia tradicional e dos produtos endógenos da região, tais como os ingredientes utilizados na confecção dos pratos, os vinhos, o ambiente, o serviço ou a decoração.
O processo de certificação resultou de um protocolo estabelecido no ano passado entre o Turismo do Alentejo e Ribatejo, Câmara de Santarém, Comunidade Intermunicipal da Lezíria do Tejo e Confraria da Gastronomia do Ribatejo e visa a certificação de restaurantes, a edição de um guia da restauração certificada e a elaboração da carta gastronómica da região.

Novos projectos turísticos para o Ribatejo
O presidente da Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo revelou que há um conjunto de projectos em desenvolvimento para o Ribatejo que envolvem directamente Salvaterra de Magos, como uma rede de percursos pedestres do Ribatejo, que inclui essa zona, assim como uma Rota de Cycling, com 1.500 km cicláveis, que também passará por Salvaterra de Magos.

Restaurantes de Salvaterra de Magos recebem certificação

Mais Notícias

    A carregar...

    Capas

    Assine O MIRANTE e receba o Jornal em casa
    Clique para fazer o pedido

    Destaques