uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
Festival Nacional de Gastronomia de 26 de Outubro a 4 de Novembro em Santarém
38ª edição do Festival Nacional de Gastronomia vai decorrer na Casa do Campino em Santarém

Festival Nacional de Gastronomia de 26 de Outubro a 4 de Novembro em Santarém

Ao longo de dez dias serão dadas a provar iguarias de todo o país na Casa do Campino

A 38.ª edição do Festival Nacional de Gastronomia, dedicada ao azeite, vai acontecer de 26 de Outubro a 4 de Novembro, trazendo a Santarém três chefes distinguidos com estrela Michelin, anunciou a organização.
Sob o lema “Dez Dias para Descobrir Santarém Enquanto Prova Portugal”, o “mais antigo festival gastronómico” do país leva “o melhor da tradição gastronómica nacional” à Casa do Campino, contando a edição deste ano com “banquetes desenvolvidos por três chefes distinguidos com estrela Michelin, Vítor Matos, Tiago Bonito e Joachim Koerper” e ainda pela “revelação ribatejana Rodrigo Castelo”.
O festival é este ano organizado pela empresa municipal Viver Santarém, com produção da Essência do Vinho e parceria da Câmara Municipal de Santarém e da Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo.
A escolha do azeite como tema do festival é justificada pela organização com o facto de ser um alimento “típico, transversal e tão português”, servindo de inspiração às “criações” dos chefes convidados para a confecção dos banquetes que vão acontecer nas sextas-feiras e sábados.
Tiago Bonito, chefe da Casa da Calçada, em Amarante, fará a estreia no dia 26 de Outubro, seguindo-se Vítor Matos, do Antiqvvm, no Porto, e do Vidago Palace, em Vidago, no dia 27, Joachim Koerper, chefe do Eleven, em Lisboa, a 2 de Novembro, e Rodrigo Castelo, da Taberna Ó Balcão, em Santarém, no dia 3.
Nos 12 restaurantes presentes no evento serão dadas a provar “especialidades de norte a sul do país e das ilhas dos Açores e da Madeira” e nas tasquinhas típicas os produtos regionais, vinhos e doçarias.
Com programação própria, os municípios produtores de azeite Mirandela, Moura, Marvão e Castelo Branco e ainda a Região dos Açores vão apresentar-se, em dias distintos, oferecendo degustações gastronómicas para “descobrir e apreciar o azeite”.
O festival vai ainda acolher, a 29 de Outubro, a cerimónia de entrega dos prémios “Great Taste Awards Portugal”, e, no dia 31, irá atribuir o primeiro prémio “Modernidade e Tradição”, que distinguirá o melhor prato inspirado em azeite, numa competição entre os antigos vencedores do concurso nacional “Jovem Talento de Gastronomia”.
A entrada no festival, com um custo de dois euros, dá acesso a visitas guiadas gratuitas à cidade de Santarém, a primeira das quais, no dia 27 de manhã, será dedicada ao “Azulejo”, seguindo-se, no mesmo dia à tarde e ainda nos dias 31 de Outubro e 2 de Novembro, “Visita 360º” e, no dia 30 de manhã, “Fora de Portas.

Festival Nacional de Gastronomia de 26 de Outubro a 4 de Novembro em Santarém

Mais Notícias

    A carregar...

    Capas

    Assine O MIRANTE e receba o Jornal em casa
    Clique para fazer o pedido

    Destaques