uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante

NERSANT e Politécnico de Santarém identificam profissões emergentes na região

Nova economia digital baseia-se numa revolução tecnológica que tem alterado a forma como se vive e trabalha. Estudo visou a preparação do tecido empresarial da sub-região da Lezíria do Tejo para a integração dos princípios da Indústria 4.0 nos seus sistemas organizacionais e produtivos, assim como incentivar o desenvolvimento de soluções tecnológicas inovadoras.

A NERSANT - Associação Empresarial da Região de Santarém e o Instituto Politécnico de Santarém (IPS), no âmbito do projecto financiado Get Innovation, realizaram um estudo onde identificaram as profissões emergentes na Lezíria do Tejo, tendo em conta que a nova economia digital baseia-se numa revolução tecnológica que tem vindo a alterar a forma como vivemos e trabalhamos. As tecnologias digitais que caracterizam estas mudanças impõem-se às empresas e aos trabalhadores e originam novas formas de organização da produção e do trabalho.
O objectivo é preparar os sistemas organizacionais e produtivos do tecido empresarial da região da Lezíria do Tejo para os princípios da Indústria 4.0, promovendo o desenvolvimento de soluções tecnológicas inovadoras e associando-se ao conceito de “fábrica inteligente”. No âmbito da implementação do projecto, muitas actividades foram realizadas, com o objectivo de sensibilizar e capacitar os agentes empresariais para os desafios da transformação digital da indústria, com a introdução da Indústria 4.0.
Uma das actividades do projecto foi o desenvolvimento de um estudo de identificação de “Novas Profissões”, requisitos e exigências, na Lezíria do Tejo. O documento estruturado, já disponível no portal da associação empresarial, em www.nersant.pt, pretende trabalhar a temática da Indústria 4.0 sob o ponto de vista das competências e das profissões que lhe estão ou virão a estar associadas, preparando, assim, as empresas, centradas nos sectores agroalimentar, metalúrgico e metalomecânico, para este novo paradigma industrial e o desafio da digitalização que se lhes impõe.
Neste estudo, a NERSANT e o IP Santarém procuraram abordar de forma integrada as temáticas relacionadas com as questões do emprego versus desemprego, competências versus qualificações e mercado de trabalho versus sistema formativo/educativo no universo 4.0.
Ao longo das suas mais de 170 páginas, o estudo aborda as relações laborais no quadro da Indústria 4.0, identifica novas competências e novas profissões e faz ainda um paralelismo muito interessante entre dezenas de categorias profissionais associadas à região da Lezíria do Tejo, com as profissões emergentes. Neste campo específico, é detalhadamente analisado o caso do sector agrícola e dos subsectores industriais agroalimentar e metalúrgico e metalomecânico, com enfoque nas experiências e competências 4.0, nomeadamente automação por via de robôs, soluções 3D, entre outros.
O estudo deixa ainda algumas recomendações para a Lezíria do Tejo e seu tecido empresarial, arrumadas em quatro eixos - Oferta Formativa; Laboratórios Colaborativos; Orientação Vocacional e Divulgação - para que a adaptação aos conceito de indústria 4.0 seja “mais uma oportunidade do que uma ameaça”.

Mais Notícias

    A carregar...

    Capas

    Assine O MIRANTE e receba o Jornal em casa
    Clique para fazer o pedido