uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
Concursos de pesca prejudicam qualidade da água da barragem dos Patudos
Concursos de pesca estão a prejudicar água da albufeira do Patudos

Concursos de pesca prejudicam qualidade da água da barragem dos Patudos

Voltaram a aparecer peixes mortos à superfície. Vice-presidente da Câmara de Alpiarça afirma que o engodo lançado na albufeira é prejudicial e que é preciso coragem política para resolver os problemas. Oposição concorda que se impõe tomar medidas.

O vice-presidente da Câmara de Alpiarça, Carlos Jorge Pereira (CDU), defende que o executivo municipal tem que ter coragem política para resolver o problema da barragem dos Patudos. Em causa está o facto de recentemente terem voltado a aparecer peixes mortos na albufeira da vila. O autarca considerou, em reunião do executivo, que os concursos de pesca que se realizam na barragem são um dos factores que contribuem para afectar a qualidade da água.
“Contem comigo para defender a pesca como defendo outra actividade desportiva mas a verdade é que enquanto houve restrição aos concursos de pesca os peixes não morreram. O engodo que se utiliza para a pesca prejudica a qualidade da água”, disse.
A vereadora Sónia Sanfona (PS) disse que se impõe tomar medidas para defender a barragem, que considera ser um dos ex-libris do concelho, e mostrou-se disponível, assim como o vereador António Moreira (PS), para ajudar a resolver o problema. “Se há coisas que une este executivo municipal é a defesa da barragem e impedir que haja poluição”, referiu.
O presidente do município, Mário Pereira (CDU), explicou que o problema da morte dos peixes na albufeira dos Patudos é o mesmo, a eutrofização da água. “Estávamos a injectar água fresca de um furo subterrâneo desactivado e isso estava a atenuar o problema”, justificou.
O autarca disse ainda que após uma denúncia à Agência Portuguesa do Ambiente (APA) de que a autarquia estava a captar água para a barragem através de um furo a APA avisou que tal não poderia ser feito. “Sem chuva durante os meses de Verão e com muito calor houve falta de oxigénio que levou à eutrofização da água e os peixes morreram”, explicou Mário Pereira. Acrescentou que os peixes mortos já foram retirados e que o município retomou o tratamento microbateriológico para evitar a morte de mais peixes.

Um problema recorrente
O aparecimento de peixes mortos na albufeira dos Patudos é uma situação recorrente. Recorde-se que, como O MIRANTE noticiou em 25 Julho de 2014, a Federação Portuguesa de Triatlo (FPT) decidiu mudar para as piscinas a prova do Aquatlo de Alpiarça a contar para o campeonato nacional. Em causa estava o facto da FPT considerar, na altura, que a água da barragem não tinha as condições mínimas de qualidade.
Entretanto, o município pediu ajuda a especialistas para resolver o problema e limitou a pesca no local, o que estava a evitar a morte dos peixes. O problema é provocado pelo excesso de matéria orgânica na água, que se agrava no Verão, com o tempo quente. Nesta altura do ano as algas multiplicam-se com mais facilidade consumindo também mais oxigénio, o que provoca a morte dos peixes.

Concursos de pesca prejudicam qualidade da água da barragem dos Patudos

Mais Notícias

    A carregar...

    Capas

    Assine O MIRANTE e receba o Jornal em casa
    Clique para fazer o pedido