uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante

Estudo faz diagnóstico tecnológico nos sectores agroalimentar e metalomecânico

Iniciativa da NERSANT e do Politécnico de Santarém dá a conhecer estado da arte da indústria 4.0 na Lezíria do Tejo

No âmbito do projecto financiado Get Innovation, a NERSANT - Associação Empresarial da Região de Santarém e o Instituto Politécnico de Santarém (IPS) realizaram um estudo sobre o estado da arte e potencial de implementação dos principais conceitos associados à Indústria 4.0 na região da Lezíria do Tejo, com especial enfoque nos sectores agroalimentar e metalomecânico.
A evolução tecnológica no contexto de digitalização da economia e do movimento Indústria 4.0 impõe reflexões estratégicas por parte das empresas, quanto aos drivers associados à introdução dos princípios da Indústria 4.0, tais como, estratégia, operacionalização, tecnologias, investimentos e, por último competências. A transformação digital vai exigir mudanças culturais, organizacionais e de processos e a necessidade de reforçar conhecimentos, constituindo estes, de facto, alguns dos desafios que as empresas enfrentam e para os quais têm que encontrar resposta no curto prazo.
O estudo sobre o “Estado da Arte” da Indústria 4.0 pretende tornar possível o crescimento e a inovação na indústria nesta região, sustentada no cruzamento de tecnologias e no desenvolvimento de competências, identificando os domínios de intervenção prioritários e possibilitando às PME da região a melhoria da sua inteligência estratégica.
No contexto das actividades industriais, os sectores agroalimentar, metalúrgico e metalomecânica representam aqueles com maior número de empresas na região. Como ponto de partida, a abordagem contemplou um diagnóstico sobre a situação actual e potencial de implementação dos principais conceitos associados a este novo paradigma por parte do tecido empresarial, e que resultou da auscultação directa às empresas, que partilharam o seu sentimento e as suas expectativas relativamente às iniciativas da Indústria 4.0 e assim permitiram a identificação dos desafios e oportunidades e a promoção da análise e discussão.
A realização do mesmo enquadra-se no projecto Get lnnovation - A caminho da Indústria 4.0, promovido pela NERSANT e pelo IP Santarém. Este projecto visou a preparação do tecido empresarial da sub-região da Lezíria do Tejo para a integração dos princípios da Indústria 4.0 nos seus sistemas organizacionais e produtivos. O projecto contou com o apoio do Programa Operacional Regional - Alentejo 2020.

Mais Notícias

    A carregar...