uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
Guia de Restaurantes Certificados da Lezíria apresentado no Festival de Gastronomia
Lançamento do guia juntou autarcas e o presidente da Entidade Regional de Turismo

Guia de Restaurantes Certificados da Lezíria apresentado no Festival de Gastronomia

Reúne restaurantes descritos por conceito, espaço, oferta gastronómica, qualidade do serviço e experiências sensoriais

O Guia de Restaurantes Certificados da Lezíria do Tejo foi lançado na sexta-feira, 26 de Outubro, na Casa do Campino, em Santarém, durante a inauguração de mais uma edição do Festival Nacional de Gastronomia, que decorre até 4 de Novembro.
Este guia, iniciativa da Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo (ERTAR), reúne restaurantes descritos por conceito, espaço, oferta gastronómica, qualidade do serviço e experiências sensoriais que pretende oferecer aos turistas e visitantes uma garantia de qualidade. Editado em quatro línguas (português, castelhano, francês e inglês) e disponível nas livrarias e outros pontos de venda, o guia apresenta 35 restaurantes dos concelhos de Almeirim, Alpiarça, Azambuja, Benavente, Cartaxo, Chamusca, Coruche, Golegã, Rio Maior, Salvaterra de Magos e Santarém.
O presidente da ERTAR, António Ceia da Silva, dedicou o trabalho, que considerou de elevadíssima qualidade, “aos homens da restauração da Lezíria do Tejo”. Referindo que os restaurantes são o “primeiro posto de turismo avançado”, Ceia da Silva anunciou que a ERTAR pretende instalar expositores nos restaurantes certificados com material de promocional da Lezíria do Tejo.
Para a atribuição da certificação, a CERTIS (Controlo e Certificação) teve em conta critérios como “a valorização e confecção genuinamente ribatejana; a inspiração nos receituários ancestrais; a utilização de produtos endógenos; a excelência dos serviço e das informações prestadas; a decoração; o ambiente; a apresentação de ementas constituídas maioritariamente por pratos típicos e uma carta de vinhos da região”.

Mais material promocional na forja
Ceia da Silva revelou que a ERTAR tem um plano ambicioso com muitas áreas de intervenção para a Lezíria do Tejo, nomeadamente ao nível da estruturação do produto, e que finalmente está a chegar a hora de o concretizar. Referiu que já estão na gráfica um guia de percursos pedestre e outro dedicado ao enoturismo e que está em fase muito avançada o projecto dos Caminhos de Santiago, que atravessa a região. Há ainda um conjunto de materiais promocionais em fase de edição relacionados com o património e turismo da natureza. Por isso, diz que se trata de “uma verdadeira revolução” ao nível promocional e de estruturação do produto.

Guia de Restaurantes Certificados da Lezíria apresentado no Festival de Gastronomia

Mais Notícias

    A carregar...