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Benavente e Samora Correia ganham novas ciclovias em 2019

Presidente do município fala da aposta na qualidade de vida da população.

Edição de 07.11.2018 | Sociedade

No próximo ano o concelho de Benavente deverá ter prontos e ao dispor da população da vila sede de concelho e de Samora Correia mais de quatro quilómetros de ciclovias. O projecto está a ser finalizado pelos serviços da câmara e o presidente do município, Carlos Coutinho (CDU), acredita que se vai tratar de um investimento importante para promover a qualidade de vida, saúde e bem-estar dos moradores daquelas duas localidades.
O primeiro troço de ciclovia a ser construído irá ligar a rotunda da torre no Porto Alto, na Estrada Nacional 118, à chamada rotunda do Belo Jardim, numa extensão de cerca de dois quilómetros e meio. “É nossa intenção também podermos aferir da possibilidade de fazermos um percurso de manutenção na zona para desporto informal e por isso estamos a ver com a proprietária do terreno, a Companhia das Lezírias, se essa possibilidade poderá acontecer ou não”, adianta Carlos Coutinho a O MIRANTE.
Em Benavente, o projecto da ciclovia contempla a ligação entre o complexo municipal das piscinas, no centro da vila, percorrendo a Estrada Nacional 118 até à zona industrial junto ao Intermarché, permitindo acessibilidade a bicicletas e peões em condições de segurança, numa extensão estimada de dois quilómetros. Os projectos estão ainda em fase de conclusão e por isso não se sabe quanto irá custar o novo equipamento mas o autarca admite que será um valor avultado, rondando ou até ultrapassando um milhão de euros.
A obra será financiada por fundos comunitários e a candidatura deve ser apresentada pelo município nos próximos meses. A expectativa de Carlos Coutinho e do executivo é que a obra possa começar no final do primeiro semestre de 2019.
Um dos concelhos vizinhos que também tem apostado fortemente na criação de ciclovias é Vila Franca de Xira, que assumiu em Março de 2017 a intenção de criar 100 quilómetros dessas vias no concelho, além dos 57 quilómetros que já existem na frente ribeirinha e também em vias partilhadas em diversas freguesias do concelho. À semelhança de Benavente, também os trabalhos em Vila Franca de Xira foram financiados por fundos comunitários.

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