uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante

Greves só no Estado e quem as paga são todos os portugueses 

Há sectores do Estado que estão quase permanentemente em greve mas cujos resultados a nível de conquista de novas regalias não são significativos. Se assim não acontece porque se congratulam os sindicalistas da função pública quando anunciam nas televisões as elevadas adesões dos trabalhadores?
O entusiasmo sindical é justificado no caso de as mesmas resultarem em novas regalias conquistadas e mesmo assim seria interessante fazer as contas entre o que se consegue para uns à conta de sacrifícios para outros uma vez que, não tendo o Estado uma árvore de dar dinheiro, de cada vez que concede regalias aos seus trabalhadores, tem que espremer os restantes a nível fiscal para as pagar.
No entanto o que se vê é uma manifesta alegria quando sindicalistas dizem que a greve fechou escolas, deixando alunos sem aulas e pais obrigados a faltar aos empregos para tomarem conta deles; que fechou centros de saúde e paralisou hospitais, deixando pessoas desesperadas porque a consulta ou a cirurgia que tinha demorado meses a ser marcada não aconteceu nem se sabe quando acontecerá, ou que paralisou transportes obrigando centenas de pessoas a faltar ao trabalho ou a terem que encontrar transportes alternativos tendo no bolso títulos de transporte que tantos lhes custam a pagar.
O sindicalismo está praticamente reduzido à função pública e cada greve prejudica os portugueses que precisam desses serviços a funcionar. Os prejuízos que, no caso de uma greve numa empresa privada, afectam negócios dos chamados “capitalistas e exploradores da classe operária”, no linguajar da esquerda comunista, no caso da função pública prejudicam os portugueses em geral. Seria útil que convocar uma greve deixasse de ser uma coisa banal. Já agora, será que os sindicalistas perdem qualquer remuneração por cada greve que convocam nos serviços do Estado?
Luís Godinho Norte

Mais Notícias

    A carregar...