uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
Orçamento da Câmara de Santarém com mais dinheiro para obras, juntas e associações
Maioria PSD aprovou o orçamento enquanto o PS se absteve

Orçamento da Câmara de Santarém com mais dinheiro para obras, juntas e associações

Valor subiu para 54,6 milhões de euros, sendo um quinto desse montante para investimento

Mais dinheiro para obras, mais dinheiro para as juntas de freguesia, mais dinheiro para associações, colectividades e instituições. Esta é a promessa do orçamento da Câmara Municipal de Santarém para 2019, que foi aprovado pela maioria PSD em reunião extraordinária do executivo camarário realizada na tarde de 31 de Outubro. A oposição socialista absteve-se.
O orçamento municipal para 2019 é de 54,6 milhões de euros, um valor superior em 7,35% ao de 2018, e é motivo de confessado orgulho para o presidente do município, Ricardo Gonçalves (PSD), que o definiu como um documento “com uma base de crescimento realista”. E com um mote claro: “Mais investimento, menos impostos municipais e aproveitamento dos fundos comunitários”.
Com 21% do orçamento destinado a investimento - uma percentagem acima do que foi habitual nos últimos anos -, o autarca espera que 2019 seja um ano de grandes realizações, com obras no horizonte ou já em curso como a requalificação do mercado municipal, a continuação da consolidação das encostas, requalificação da envolvente do mosteiro de Almoster e da Avenida António dos Santos ou a construção de um pavilhão multiusos e de um pavilhão desportivo em Alcanede.
O apoio ao associativismo cultural sobe 8,3%, atingindo os 130.000 euros, e para as associações desportivas 16,7%, para os 350.000 euros, destacando o autarca a aposta na “educação de excelência”, com verbas para o programa de promoção do sucesso escolar (400.000 euros) e acção social escolar (200.000 euros), além da assunção da integração de 54 auxiliares que estão com vínculo precário.
No campo do desenvolvimento económico, Ricardo Gonçalves frisou a baixa taxa de desemprego do concelho e reafirmou a disponibilização de verbas para a componente nacional na candidatura a fundos comunitários para o Centro de Excelência para a Agricultura e a Agroindústria, a criar na Estação Zootécnica Nacional (do Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária), no Vale de Santarém.
O vereador do PS José Augusto Santos anunciou o sentido de voto dos quatro vereadores socialistas e justificou a abstenção com o facto de este não ser o seu orçamento e por considerar que podia haver uma maior redução da carga fiscal e verba prevista para o novo complexo desportivo municipal. Deixou ainda uma palavra de enaltecimento ao “esforço” que os munícipes fizeram nos últimos anos através das taxas que pagaram e que permitiram a elaboração de um orçamento como o de 2019.
José Augusto Santos levantou ainda a questão das carreiras dos bombeiros municipais, lamentando os baixos salários auferidos por estes funcionários e apelando a que sejam abertos concursos para promoção na carreira ainda antes do final do ano.

Orçamento da Câmara de Santarém com mais dinheiro para obras, juntas e associações

Mais Notícias

    A carregar...