uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
Morreu a zeladora da Sinagoga de Tomar
Teresa Vasco

Morreu a zeladora da Sinagoga de Tomar

Teresa Vasco faleceu no dia 1 de Novembro com 73 anos

Morreu no dia 1 de Novembro Teresa Vasco, a zeladora da Sinagoga de Tomar. Teresa Vasco tinha 73 anos e faleceu vítima de doença prolongada. Foi ela, juntamente com o marido, Luís Vasco, já falecido, que reabriram o templo judaico ao público, depois de o terem arranjado há mais de 30 anos.
Como O MIRANTE publicou (ver edição de 7 Novembro de 2012), farto de ver os turistas a baterem com o nariz na porta do antigo templo, o casal juntou um grupo de vizinhos e conseguiu que o presidente da câmara municipal da altura, Amândio Murta (PS), lhe entregasse umas chaves do edifício. “Isto só tinha as paredes”, recordou Luís Vasco, em entrevista a O MIRANTE em 2009.
Quando o marido morreu, Teresa Vasco foi falar com o presidente do município que lhe disse para continuar a zelar pela sinagoga. E Teresa continuou, sempre como voluntária. Recebia apenas a reforma de viuvez. Era ela quem proporcionava as visitas dos turistas e dava as explicações. O município de Tomar lamentou a morte de Teresa Vasco na sua página da rede social Facebook.
A Sinagoga de Tomar é a mais antiga de Portugal e por ali passam milhares de turistas por ano. Em 2014 foram mais de 37.600 e este ano já ultrapassou esse número. Aparecem muitos grupos de Israel e outros países estrangeiros, nomeadamente Estados Unidos da América. A sinagoga de Tomar tem estado encerrada por se encontrar em obras de requalificação, estando a sua abertura prevista para de Novembro.

Morreu a zeladora da Sinagoga de Tomar

Mais Notícias

    A carregar...