uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
Jovens atletas de Rio Maior não ligam muito às aparências
Inês Henriques foi uma das premiadas pelo município

Jovens atletas de Rio Maior não ligam muito às aparências

Gala de Desporto distinguiu atletas, treinadores, dirigentes e clubes. As grandes figuras do desporto cuidam ao pormenor da sua imagem, mas alguns jovens que treinam no complexo desportivo de Rio Maior ainda não parecem rendidos à importância das aparências. “É com os resultados que nós brilhamos e não com a maquilhagem que pomos”, diz uma jovem nadadora.

Há muito que os atletas profissionais têm a noção de que é importante zelarem pela sua imagem e ter uma aparência mais cuidada. Fora dos campos ou das pistas depilam-se, arranjam as unhas, perdem horas no cabeleireiro ou no barbeiro e gastam dinheiro em produtos de beleza. E o que pensam disso (e o que fazem) os jovens atletas que começam agora o seu trajecto em busca do estrelato? Será que seguem os atletas famosos e também se preocupam com o que vêem ao espelho? O MIRANTE foi à procura de respostas no sábado, 17 de Novembro, na 1.ª Gala de Desporto de Rio Maior que distinguiu atletas, treinadores e clubes que se têm destacado.
Ana Sousa, 16 anos, é de Sines, Alentejo, e pratica natação de alta competição. Desde o ano passado que se encontra a viver no Centro de Alto Rendimento de Rio Maior. A jovem frequenta o 11.º ano de escolaridade na Escola Secundária Dr. Augusto César da Silva Ferreira (Rio Maior) e confessa que o que menos a preocupa é a sua aparência. “Gosto de me arranjar, mas não perco muito tempo nem a escolher roupa nem com tratamentos de beleza. Basta ver como vim hoje vestida à gala com umas calças de ganga”, conta a atleta que recebeu o prémio de “Revelação do Ano”.
O mesmo acontece com Carolina Matos. A nadadora de 20 anos, estudante do 3.º ano do Curso de Treino Desportivo da Escola Superior de Desporto de Rio Maior (ESDRM), admite que não se preocupa muito com a sua aparência. “Nestes dias especiais costumo arranjar-me e maquilhar-me, mas por norma sou muito simples e gosto de vestir roupas descontraídas”, refere a atleta que foi distinguida com o prémio “Desporto Universitário Feminino”.
Para Carolina Matos, o principal num desportista não é a sua imagem, mas sim o seu desempenho na modalidade que pratica e a sua dedicação. “É com os resultados que nós brilhamos e não com a maquilhagem que pomos”, admite a jovem natural da Benedita.
Também os atletas do sexo masculino mostram desinteresse com as roupas que vestem, se têm borbulhas ou se andam despenteados. Miguel Fortunato é um dos casos. A praticar triatlo desde pequeno, o jovem revela que não é muito dado a fato e gravata e não gasta dinheiro em cremes ou em produtos de beleza. “Trato de mim e tento não fugir muito à minha dieta para manter o peso, mas não me preocupo se andar de fato de treino na rua”, revela o jovem estudante de 21 anos que se encontra a frequentar o 3.º ano do Curso de Treino Desportivo da ESDRM.

Dezasseis prémios atribuídos

Na Gala foram entregues 16 prémios, numa cerimónia abrilhantada pelo Acrotramp Clube Caldas, das Caldas da Rainha. Destaque para o prémio “Evento Desportivo do Ano” entregue à organização do Grande Prémio Internacional de Marcha, o de “Mérito Desportivo” dado a José Sacadura, do Centro de Alto Rendimento de Rio Maior – Natação, e o de “Homenagem Carreira/ Figura Desportista” entregue à atleta Susana Feitor.
A nível de clubes e atletas de alta competição, foram distinguidos Alexandre Montez (triatlo) como “Revelação do Ano Masculino”; Ana Sofia Sousa (natação) como “Revelação do Ano Feminino”; João Vieira (marcha) como “Atleta Masculino do Ano”; e Inês Henriques (marcha) como “Atleta Feminino do Ano”. Foi ainda premiada a Associação Académica Desportiva de Rio Maior como “Associação/Clube Desportivo do Ano” e o Clube de Natação de Rio Maior (natação feminina e masculina) como “Equipa do Ano”.
Já a nível de equipa técnica e do desporto escolar, foram galardoados Jorge Miguel como “Treinador do Ano”; Rui Medina como “Dirigente do Ano”; a equipa de basquetebol 3x3 da Escola Secundária Dr. Augusto César da Silva Ferreira (Rio Maior) como “Desporto Escolar Equipa”; e Inês Mendes (natação) da Escola Fernando Casimiro Pereira da Silva (Rio Maior) como “Desporto Escolar individual”.
Em relação ao desporto universitário, foram agraciados a equipa de bodyboard da Escola Superior de Desporto de Rio Maior (ESDRM); Marco Amaral (marcha) como “Desporto Universitário Masculino”; e Carolina Matos (natação) como “Desporto Universitário Feminino”.

Jovens atletas de Rio Maior não ligam muito às aparências

Mais Notícias

    A carregar...