uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
Estudo prévio para reabilitação do Nogueiral aprovado em Torres Novas
O vice-presidente Luís Dias mostra uma planta com a zona abrangida pela intervenção

Estudo prévio para reabilitação do Nogueiral aprovado em Torres Novas

Zona envolvente ao Teatro Virgínia vai ser requalificada, com mexidas ao nível da circulação rodoviária e estacionamento.

Há alterações à vista para a zona envolvente do Teatro Virgínia, em Torres Novas, também conhecida como “Nogueiral”. O projecto de arquitectura paisagista para aquela área prevê mudanças no Largo José Lopes dos Santos, na Rua do Caldeirão e na Avenida dos Bombeiros Voluntários, assim como no “Laranjal” até à ligação com a Avenida Dr. Martins de Azevedo (incluindo rotunda, passeios e faixa de rodagem), numa área total aproximada de 10.000 metros quadrados (m2).
O estudo prévio para a reabilitação do Nogueiral (1ª fase) esteve a votação na reunião do executivo camarário de 13 de Novembro tendo sido aprovado pela maioria PS, com a abstenção do PSD e com o voto contra do Bloco de Esquerda. Helena Pinto, vereadora do BE, pediu o adiamento desse ponto da ordem de trabalhos, para ter mais tempo para rever a documentação. Um pedido que foi negado pelo vice-presidente Luís Silva, que assegurava a presidência da reunião em substituição de Pedro Ferreira, ausente.
Helena Pinto diz não ter havido tempo para reflexão, com a entrega dos documentos três dias úteis antes da reunião, apontando que também não foi disponibilizada documentação suficiente. Segundo a vereadora “mexer nesta parte da cidade não deve ser feito com base em decisões pouco amadurecidas”.
De acordo com a autarquia, a zona em estudo é determinante ao nível dos diferentes equipamentos urbanos ali localizados, como o Teatro Virgínia, os Bombeiros Voluntários de Torres Novas, o Montepio Nª Sra. da Nazaré, o Edifício StartUp, o Centro Comercial, o centro cultural da antiga Central Hidroeclétrica, o Convento do Carmo e o Quartel.
A intervenção tem como objectivo criar zonas verdes de enquadramento, estadia e recreio e dotar algumas zonas exteriores de condições para acolher eventos culturais de pequena e média dimensão, além de valorizar o uso da circulação pedonal. A execução do projecto, integrado no PEDU, Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano, tem um custo estimado de perto de meio milhão de euros.

Alterações à circulação automóvel e estacionamento

O estudo contempla o melhoramento do interface entre a Avenida Dr. João Martins de Azevedo a Rua dos Bombeiros e a Rua do Bom Amor com a resolução do trânsito na confluência das três vias através do redesenho da rotunda existente. A Rua do Caldeirão só poderá ser utilizada para serviços de emergência, promovendo-se a ligação com a Rua da Levada nos dois sentidos, como actualmente, e para trânsito local. Na Avenida dos Bombeiros Voluntários propõe-se a correcção do traçado e reperfilamento para oito metros de largura de forma a permitir integrar a Praça do Teatro Virgínia e o “Laranjal”.
No projecto está prevista a criação de cerca de 30 lugares de estacionamento, acabando com os 60 lugares que existem actualmente junto ao Virgínia. O vereador do PSD, António Nobre, apontou este como o principal problema do estudo, que pode, na sua opinião, ser “uma machadada” no comércio tradicional existente na área circundante.

Estudo prévio para reabilitação do Nogueiral aprovado em Torres Novas

Mais Notícias

    A carregar...