uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
Moradores das Cachoeiras querem reabertura imediata de caminho público fechado sem autorização
foto DR Caminho municipal nas Cachoeiras foi fechado indevidamente por um privado

Moradores das Cachoeiras querem reabertura imediata de caminho público fechado sem autorização

Câmara de Vila Franca de Xira diz que o dono do terreno está a proceder ilegalmente. Proprietário vedou a via e deixou a população prejudicada. Município ameaça colocar o particular em tribunal caso não reponha o livre acesso ao caminho que integra os caminhos de Fátima e de Santiago.


O dono de um terreno na zona da Quinta da Granja nas Cachoeiras, Castanheira do Ribatejo, decidiu encerrar sem autorização da Câmara de Vila Franca de Xira o caminho municipal 1224-2, confinante com os seus terrenos e com isso abriu uma guerra com os moradores.
Além de não ter, alegadamente, autorização para fechar o caminho, o proprietário ainda se arrisca a ir parar a tribunal caso não o reabra ao público. Depois de vários meses a colocar vedações – que eram sucessivamente destruídas pelos populares - o dono do terreno começou a construir sem licença pilares de cimento para sustentar um futuro portão, obra que entretanto acabou embargada pelos serviços municipais depois de uma visita da fiscalização municipal.
Isso é explicado pelo município vilafranquense, contactado por O MIRANTE. A autarquia confirma que o caminho em causa é público e que se encontra a aguardar esclarecimentos do dono da obra para se perceber quais serão as próximas medidas a tomar. Mas avisa desde já que recorrerá aos tribunais caso o particular, voluntariamente, “não proceda à reabertura do caminho público encerrado, tendo em vista a passagem de pessoas e bens”.
Apesar das tentativas do nosso jornal não foi possível contactar, até à data de fecho desta edição, o proprietário responsável pela obra.
O caso tem gerado polémica nas últimas semanas e foi motivo de discussão na última reunião pública da Câmara de Vila Franca de Xira, realizada precisamente na Castanheira do Ribatejo. Nessa sessão o presidente da junta, Luís Almeida (CDU), entregou simbolicamente a Alberto Mesquita (PS), presidente do município, a primeira parte de um abaixo-assinado que está a correr na freguesia exigindo a reabertura imediata da estrada.
O caminho foi, desde sempre, usado pelas comunidades para se deslocarem entre as diversas localidades em redor das Cachoeiras, atalhando tempo e quilómetros. “Refira-se ainda que o mesmo caminho faz parte das rotas e trilhos dos percursos para o Santuário de Fátima e os Caminhos de Santiago de Compostela, devidamente assinalados em marcos e sinalética específica”, lê-se no documento. O caminho municipal 1224-2 foi durante anos tratado e limpo pela junta de freguesia.

Moradores das Cachoeiras querem reabertura imediata de caminho público fechado sem autorização

Mais Notícias

    A carregar...