uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
“Sempiterno” é o primeiro disco do Grupo Coral da Misericórdia de Pernes
Gravações do coral tiveram a participação do maestro José Santos Rosa

“Sempiterno” é o primeiro disco do Grupo Coral da Misericórdia de Pernes

O Grupo Coral da Santa Casa da Misericórdia de Pernes, lançou o seu primeiro CD, com o nome “Sempiterno”. Através deste trabalho a instituição orgulha-se de continuar a promover a intergeracionalidade e a aproveitar todo o seu capital humano.
“As gravações do Coral tiveram a participação do maestro José Santos Rosa e filho, Pedro Santos Rosa, músicos, que, ligados pelo mesmo espírito, o de misericórdia, deram origem a um excelente trabalho musical, que bem pode servir de presente, neste Natal.”, pode ler-se no texto que faz referência ao lançamento.
Sendo 2018, Ano Europeu do Património Cultural, o CD “Sempiterno” é a marca deixada para a posteridade pela Misericórdia de Pernes, a esse propósito.
No texto a que já foi feita referência é dito ainda que o Grupo Coral começou em 2014 com um pequeno grupo, composto inicialmente apenas pelos técnicos da Instituição que descobriram na música, como por encanto, a arte de suavizar a dureza das absorventes profissões.
Na mesma altura, quis o destino que o senhor maestro José Santos Rosa integrasse a Resposta Social de Centro de Dia e, sendo ele um ilustre e conceituado músico, conhecido pelo trabalho de toda uma vida dedicado à música, foi, desde logo, convidado a participar no mesmo, tendo prontamente aceite o convite de ensaiar o grupo e o acompanhar com o seu clarinete.
O grupo ganhou, assim, outra dimensão, competência, rigor e responsabilidade, como se de um grupo profissional se tratasse, pelo andamento que o maestro impôs no grupo, através dos ensaios, escolha do reportório, entre muitas outras coisas.
Este espaço dedicado ao canto e à música tem permitido a todos quantos o integram momentos onde é possível favorecer a “descompressão”, fazendo florescer a solidariedade, a tolerância, o entretenimento, a amizade e acima de tudo concretizar o sonho de muitos dos seus elementos de poder fazer parte de um grupo coral.
O repertório é variado, com temas populares (com predominância para originais do Maestro José Santos Rosa) e clássicos de grandes compositores, nacionais e estrangeiros.
Em apresentações especiais, o grupo conta com a presença do filho do maestro, Pedro Santos Rosa, que o acompanha ao piano, enriquecendo-o com a sua participação na gravação deste CD.
O Provedor da Misericórdia de Pernes, Manuel João Maia Frazão, e restantes Membros da Mesa Administrativa, reiteraram o interesse do grupo e o desejo da sua continuidade.

“Sempiterno” é o primeiro disco do Grupo Coral da Misericórdia de Pernes

Mais Notícias

    A carregar...