uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante

APPACDM Santarém e Associação Salvador promovem iniciativas para angariar fundos

Instituições querem melhorar a sua capacidade de resposta aos utentes.

A Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão com Deficiência Mental (APPACDM) de Santarém e a Associação Salvador vão dinamizar até Fevereiro do próximo ano o projecto “Juntos”. Ao todo, estão previstas cerca de 40 iniciativas dirigidas à população, com o envolvimento de 52 voluntários e 47 organizações. O objectivo é conseguir angariar 20 mil euros para aumentar a capacidade de internamento, no caso da APPACDM, e para a aquisição de material adaptado para pessoas com deficiência motora, no caso da Associação Salvador. Já no sábado, 15 de Dezembro, decorre um concerto solidário com o músico Hélder Bruno, pelas 21h30, no Centro Cultural do Cartaxo.
Recorde-se que no passado dia 24 de Outubro as duas associações apresentaram o projecto no W Shopping, em Santarém. Na altura, o presidente da APPACDM de Santarém, Luís Amaral, referia que existiam pelo menos 30 utentes da instituição a aguardar por uma cama, tendo em conta as dificuldades crescentes das famílias, envelhecidas, para lhe garantirem o devido apoio nas suas residências.
Lembrava ainda que a instituição tem dois projectos a aguardar financiamento para poderem avançar: um que visa expandir o internamento actual nas instalações situadas no Vale de Santarém para acolher mais oito camas, com um custo estimado de 250 mil euros, e outro para aumentar em mais 12 camas o espaço existente no Cartaxo.
A APPACDM de Santarém apoia, diariamente, 300 pessoas com deficiência, proporcionando aos seus utentes actividades socioeducativas e ocupacionais, formação e integração profissional e de intervenção precoce. A Associação Salvador, fundada em 2003, procura promover a integração das pessoas com deficiência motora e melhorar a sua qualidade de vida.

Mais Notícias

    A carregar...