uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante

Sector agroalimentar é uma das oportunidades de exportação para a Colômbia

NERSANT disponibiliza gratuitamente estudos para apoiar exportações.

O sector agrícola e produtos alimentares é uma das maiores oportunidades de exportação para a Colômbia, diz um estudo elaborado pela NERSANT - Associação Empresarial da Região de Santarém, que pretende apoiar a internacionalização das empresas do Ribatejo.
No âmbito desse estudo, realizado ao abrigo do projecto financiado pelo COMPETE 2020, EXPORT INTELLIGENCE, são apresentadas as diversas oportunidades de negócio para as empresas, através da identificação dos sectores de actividade e/ou produtos que esSe país da América do Sul mais importa.
“Em termos de exportações de bens, essas oportunidades são particularmente visíveis nos sectores agrícola e de produtos alimentares”, indica o documento, que, no âmbito do sector agroalimentar, destaca produtos como vinhos, azeite, pescado, marisco e conservas, fruta, carne de porco e derivados, produtos lácteos, chocolates e produtos biológicos. O estudo indica ainda outras oportunidades de negócio, de igual modo relevantes para as empresas: bens de consumo (moda, calçado, fileira casa e têxteis), TIC (e-gov, compras públicas, factura electrónica, portagens, tecnologias da saúde), e bens de equipamento (máquinas, aparelhos e componentes, indústria de moldes e metalomecânica).
O estudo da NERSANT explica ainda como podem as empresas portuguesas entrar nesse mercado. Para o efeito, são apresentados documentos e procedimentos para a exportação, regimes aduaneiros, com indicação de zonas francas, proibições e procedimentos especiais, requisitos de embalagem e rotulagem e ainda os custos inerentes ao processo de exportação. Tudo para que o arranque do processo de exportação possa ser facilitado.
Austrália, Canadá, Chile, Colômbia, Gana, Marrocos, México, Moçambique, Polónia e Turquia são os mercados analisados por estes estudos, disponibilizados gratuitamente pela NERSANT no portal www.exportribatejo.com, ou através de solicitação ao Departamento de Apoio Técnico, Inovação e Competitividade da NERSANT (datic@nersant.pt ou 249 839 500).

Mais Notícias

    A carregar...