uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
GNR apreende redes e devolve duas mil enguias bebé ao Tejo
foto DR Cerca de meio quilo de meixão foi devolvido ao Rio Tejo pelo Núcleo de Protecção Ambiental da GNR de Santarém

GNR apreende redes e devolve duas mil enguias bebé ao Tejo

Acção de fiscalização decorreu nos concelhos do Cartaxo e Salvaterra de Magos.

A GNR apreendeu quase meio quilo de meixão (enguias bebé) numa operação no rio Tejo nos concelhos de Cartaxo e Salvaterra de Magos. A acção do Núcleo de Protecção Ambiental da GNR de Santarém, com o apoio do Grupo de Intervenção de Protecção e Socorro (GIPS), permitiu recuperar um recurso piscícola de alto valor comercial e cuja apanha é ilegal. Os 430 gramas de meixão têm um valor no mercado de cerca de 3.225 euros, segundo revela a GNR.
A operação, que permitiu também retirar do rio quatro redes de pesca, oito âncoras e várias bóias, decorreu na terça-feira, 18 de Dezembro. Segundo a Guarda a quantidade de enguias bebé devolvidas ao rio correspondem a cerca de duas mil e são muito apreciadas em alguns países europeus, como Espanha, mas sobretudo nos países asiáticos.
A enguia europeia (anguilla anguilla), é uma espécie considerada em perigo e que tem sofrido grande redução no número de efectivos devido à pesca ilegal, impedindo desta forma o normal ciclo de reprodução, colocando em causa a sustentabilidade da espécie.

GNR apreende redes e devolve duas mil enguias bebé ao Tejo

Mais Notícias

    A carregar...