uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
Projecto vai requalificar igrejas e torre templária em Ferreira do Zêzere
Dornes é uma aldeia idílica na albufeira de Castelo do Bode

Projecto vai requalificar igrejas e torre templária em Ferreira do Zêzere

Intervenções em Dornes, Bêco e Areias decorrem no âmbito do futuro percurso turístico “Zêzere Sagrado”.

As igrejas de Bêco, Dornes e Areias, no concelho de Ferreira do Zêzere, estão a ser requalificadas para enquadrarem o futuro percurso turístico “Zêzere Sagrado”, que visa a valorização de um património que tem estado “esquecido”.
Hélio Antunes, vereador com o pelouro da Cultura na Câmara de Ferreira do Zêzere, disse à Lusa que a requalificação inclui igualmente a torre templária pentagonal de Dornes, a primeira de arquitectura militar a ser construída em Portugal, inserida na linha de vigia do rio Zêzere, abrangendo o projecto monumentos classificados como sendo de interesse público.
Orçada em cerca de 429 mil euros, financiado em 90% no âmbito do projecto Valorizar - programa de apoio à valorização e qualificação do destino, do Turismo de Portugal, a intervenção, a concluir até ao final de 2019, vai criar um roteiro de visitação que aproveitará a atractividade conquistada pela aldeia de Dornes, sobretudo desde o concurso das 7 Maravilhas dedicado às aldeias de Portugal, para criar oferta turística no local e levar os visitantes às igrejas de Bêco e Areias, “duas das três maiores e mais significativas da Diocese de Coimbra”, afirmou. “São majestosas e vão tornar-se visitáveis”, disse o autarca, salientando que o percurso entre os três lugares, numa extensão de sete a oito quilómetros, poderá ser feito a pé, de bicicleta ou de carro.
Hélio Antunes salientou o papel desempenhado por Manuel Vaz Patto, o jovem padre que chegou à paróquia e dinamizou a candidatura, promovida pela Fábrica da Igreja do Bêco, em parceria com as de Dornes e de Areias e com o município e as três freguesias abrangidas.
Manuel Patto disse que Dornes é muito visitada sem que, contudo, exista oferta, nomeadamente explicativa do ponto de vista histórico, pelo que a igreja local, o santuário de Nossa Senhora do Pranto, vai acolher um museu com o espólio de uma tradição única, com origem na Idade Média, mostrando os círios que todos os anos são trazidos em romarias, entre a Páscoa e Setembro, provenientes de 40 paróquias de 11 concelhos de quatro distritos do Centro do país.
Segundo o pároco, o crescimento do número de visitantes em Dornes levou a população local a juntar-se, formando equipas que têm permitido manter o santuário aberto todos os dias. A torre templária, situada junto à igreja, ficará igualmente visitável, com um miradouro e exposição sobre a história templária, e a igreja do Bêco (do século XVI), que estava fechada devido ao estado de degradação, vai ser restaurada.

Projecto vai requalificar igrejas e torre templária em Ferreira do Zêzere

Mais Notícias

    A carregar...